Nacional

Aliança entre PT e PMDB terá “longa vida”, diz Dilma

PMDB anuncia apoio à reeleição de presidenta em 2014 com Michel Temer como vice, mas quer disputar eleições em 2018. Lula diz que parceria permitirá conquistas “ainda maiores” ao Brasil. Para Temer, aliança é “indestrutível”
Por Congresso em Foco 02/03/2013 - 15:58

ACESSIBILIDADE

Aliança entre PT e PMDB terá “longa vida”, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (2) que a aliança com o PMDB é “sólida”, “produtiva” e com uma “longa vida” pela frente. Na convenção nacional do partido que acontece em Brasília, ela elogiou o vice-presidente, Michel Temer, como seu “grande parceiro”. Por sua vez, Temer disse que a aliança com o PT é “indestrutível”. O ex-presidente Lula afirmou que conquistas “ainda maiores” virão com a união entre Dilma e Temer. Líderes do PMDB e do PT disseram que em 2014 os dois partidos estarão juntos novamente para disputarem as eleições presidenciais. Os adversários nas eleições devem ser Aécio Neves (PSDB) e, talvez, Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva, que ainda trabalha para conseguir formalizar o partido Rede Sustentabilidade.

Tudo sobre eleições 2014

Dilma não poupou afagos ao PMDB em seu discurso. “É uma honra participar da convenção do partido que é o maior parceiro do meu governo. Parceria é sólida, produtiva e que, sem dúvida, terá uma longa vida”, declarou ela, segundo o portal UOL.

Ela afirmou que as lutas comuns a petistas e peemedebistas não começaram em 2010, na campanha presidencial daquele ano, mas nos anos de combate à ditadura militar. “Nossas lutas não começavam naquele momento. Aquelas lutas vinham da resistência democrática, onde nós forjamos o combate à opressão, onde forjamos um compromisso forte com a liberdade”, disse Dilma.

Em carta enviada aos peemedebistas, Lula também defendeu a aliança. “No meu governo, o PMDB deu uma contribuição fundamental. No governo da presidente Dilma, estreitamos ainda mais as nossas relações, e Michel Temer tem cumprido papel particularmente significativo”, escreveu ele, segundo a Folha de S.Paulo. “Lado a lado, com Dilma e Temer, garantiremos conquistas ainda maiores para o Brasil e para o povo brasileiro”, afirmou o ex-presidente, de acordo com a Agência Estado.

Chama

Já o vice-presidente disse não ver chances de separação entre os partidos. Temer lembrou que o símbolo do PMDB é uma chama. “Esta chama incendeia todos os corações do PMDB e tenho dito, com muita frequência: vamos manter essa aliança indestrutível PT-PMDB, com Vossa Excelência conduzindo os destinos do país para o bem e o aplauso do povo brasileiro”, afirmou.

Na convenção, líderes peemedebistas afirmaram categoricamente que a legenda vai apoiar a reeleição de Dilma, espantando qualquer possibilidade de Eudardo Campos (PSB) tomar o lugar deles na Vice-presidência. “Em 2014 vamos colher os frutos do nosso trabalho, da nossa competência, para tornar em 2014 Michel vice-presidente, a presidenta Dilma reeleita e o maior número de governadores”, disse o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).

Porém, o presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que a “meta” é lançar um candidato próprio em 2018. “Temos que nos fortalecer mesmo com a reedição da chapa Dilma-Temer em 2014, mas prepararmos candidato próprio do PMDB para disputar a Presidência da República em 2018″, afirmou.

Irmanados

O presidente do PT, Rui Falcão, disse que a parceria com o PMDB é “histórica”. “Estamos irmanados no projeto de transformação do Brasil, e assim queremos continuar por muito tempo”, disse ele, segundo a Folha. A aliança “vai cada vez mais se aprofundar”, afirmou Falcão.

Na convenção de hoje, o PMDB deve dar mais um mandato para Michel Temer na presidência do partido. Como acontece hoje, ele deve se licenciar do cargo e deixá-lo nas mãos de Raupp. A Comissão de Ética da Planalto considera irregular a presidência de um partido e o exercício de um cargo no Executivo.


Encontrou algum erro? Entre em contato