Nacional

Dilma diz que 22 milhões saíram da extrema pobreza desde 2011

Plano Brasil sem Miséria foi responsável pelas metas cumpridas. Segundo presidente, mais 2,5 milhões ainda vão sair da pobreza
Por Do G1, em São Paulo 25/02/2013 - 07:16

ACESSIBILIDADE

Dilma diz que 22 milhões saíram da extrema pobreza desde 2011

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (25), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que 22 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza desde o início do governo da presidente, quando foi lançado o Plano Brasil sem Miséria, em 2011.

"Esse é um fato histórico que superou prazos, superou metas. Isso significa que viramos uma página decisiva de uma longa história de exclusão social e agora nós damos mais um passo para construir um Brasil sem miséria", disse.

Na semana passada, a presidente anunciou que mais de 2,5 milhões de pessoas vão sair da extrema pobreza a partir de março, quando terão a renda complementada para atingir, pelo menos, R$ 70 por mês. Esses brasileiros são os últimos beneficiários do Bolsa Família que ainda viviam na miséria.

De acordo com a presidente, o Brasil Carinhoso, desde o ano passado, oferece a cada pessoa das famílias com filhos de zero a 15 anos um renda de 70 por mês. "O enorme sucesso do Brasil Carinhoso os mostro o caminho, que era possível e que nós poderíamos avançar ainda mais e garantir, a todas as família brasileiras que recebem o Bolsa Família, uma renda de pelo menos R$ 70 por pessoa, tirando-as da chama pobreza extrema", afirmou.

Ainda existem 700 mil famílias, segundo Dilma, em situação de extrema pobreza e fora do Cadastro Único do governo. Eles não recebem o Bolsa Família. Para mudar esse cenário, o governo utiliza a Bsuca Ativa, que desde 2011, localizou 800 mil famílias que passaram a receber o beneficio.

Dilma ainda falou a importância de ações para criar oportunidades para as famílias que recebem benefícios. "Para os adultos, é necessário melhorar o seu pequeno negócio ou arranjar um emprego melhor."

Sobre a educação para as crianças, a presidente ressaltou a importância de que todas tenham a oportunidade de frequentar uma boa escola. De acordo com Dilma, que as crianças do Bolsa Família já são maioria em mais da metade das 32 mil escolas públicas que oferecem ensino em tempo integral.

Ela também afirmou que além de financaiar a construção da creche, o governo vai repassar recursos para ajudar na manutenção. "Se a criança da creche for do Bolsa Família, o governo federal vai repassar ainda mais 50% de recursos", disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato