Nacional

Presidente da Câmara se reúne nesta sexta com Lula, em São Paulo

Segundo assessoria, Henrique Alves fará visita de cortesia ao ex-presidente. Encontro dos dois ocorrerá na sede do Instituto Lula, na capital paulista
Por Do G1, em Brasília 22/02/2013 - 07:44

ACESSIBILIDADE


Um dos principais líderes do PMDB, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), irá aproveitar uma viagem particular a São Paulo para visitar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro, confirmado pelas assessorias de Henrique Alves e de Lula, ocorrerá na tarde desta sexta-feira (22), na sede do Instituto Lula, na capital paulista.

Segundo os assessores do presidente da Câmara, a visita a Lula será uma cortesia. Será o primeiro encontro entre os dois desde que o peemedebista assumiu o comando da casa legislativa.

Nesta quarta (20), durante festa que celebrou os 33 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, Lula fez referência a uma eventual candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Em seu discurso, o ex-presidente afirmou que a resposta do PT às críticas do PSDB seria a “reeleição” de Dilma em 2014.

Nos últimos meses, Lula tem feito articulações nos bastidores para garantir o apoio de legendas da base governista à tentativa de Dilma de permanecer mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto.

No meio política se cogita que, em um dos cenários traçados pelo ex-presidente, o PT abriria mão de lançar candidato a governador em São Paulo, no ano que vem, para apoiar uma eventual candidatura de Michel Temer ao Palácio dos Bandeirantes. Interlocutores do atual vice-presidente da República, contudo, descartam a possibilidade de Temer concorrer ao governo estadual.

A estratégia seria uma maneira de viabilizar a indicação do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, para a vaga de candidato a vice-presidente da chapa petista. Campos, que hoje é aliado de Dilma,  é um dos nomes cotados a entrar na disputa pelo Planalto em 2014.

Apesar das recentes articulações envolvendo PMDB e PT, as assessorias de Lula e Henrique Alves negam que a visita desta sexta tenha motivações políticas. Conforme os assessores, a visita é apenas um encontro entre amigos.


Encontrou algum erro? Entre em contato