Nacional

Obstrução adia votação para proteção policial a blogueira cubana

Deputados governistas não deram quórum para votação de requerimento. Oposição queria que PF investigasse denúncia contra servidor do Planalto
Por Do G1, em Brasília 21/02/2013 - 07:09

ACESSIBILIDADE

Obstrução adia votação para proteção policial a blogueira cubana

Uma manobra capitaneada por líderes da base aliada impediu que a Câmara dos Deputados votasse nesta quarta-feira (20) requerimento protocolado pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) solicitando que a Casa requisitasse ao Ministério da Justiçaproteção policial para a blogueira cubanaYoani Sánchez durante sua visita ao país. A obstrução governista adiou a análise do pedido da oposição.

Para impedir a votação, líderes de legendas governistas pediram a verificação de quórum à presidência da Casa durante a sessão. Enquanto a direção da Câmara dava início à contagem, parlamentares de PT, PC do B e PDT deixaram o plenário, inviabilizando a apreciação do requerimento.

Como houve pedido de verificação de quórum, seria preciso que, ao menos, 257 deputados estivessem em plenário para assegurar a votação. Contudo, somente 237 parlamentares registraram presença em plenário.

A sessão que deveria ter apreciado a eventual escolta da Polícia Federal para a jornalista de Cuba foi conturbada. Deputados governistas e oposicionistas se revezaram na tribuna da Casa, por mais de duas horas, para criticar e defender a passagem de Yoani pelo Brasil.

A blogueira visitou o Congresso Nacional nesta quarta, a convite do deputado Octávio Leite (PSDB-RJ). A passagem da cubana pelo parlamento brasileiro foi marcada por empurra-empurra, discussões entre parlamentares e até mesmo uma ameaça de briga entre Mendonça Filho e militantes de esquerda que protestavam contra a visita de Yoani no Legislativo.

O pedido de Mendonça Filho foi motivado pelos protestos que marcaram a visita de Yoani pela Bahia, na segunda-feira (18). Na ocasião, a jornalista foi intimidada por simpatizantes brasileiros do regime cubano durante uma sessão que deveria exibir o documentário brasileiro "Conexão Cuba-Honduras". As agressões verbais contra a jornalista levaram os organizadores do evento a cancelarem a reprodução do filme dirigido pelo cineasta baiano Duda Galvão, que tem Yoani como uma das entrevistadas.

“Entendemos que cabe à Polícia Federal fazer essa proteção à blogueira cubana para impedir agressões físicas e qualquer ato de intolerância política como a que impediu a exibição do documentário “Conexão Cuba Honduras”, que trata de liberdade de expressão e direitos humanos”, escreveu Mendonça Filho no requerimento entregue à mesa diretora da Câmara.

No documento apresentado à Mesa Diretora, Mendonça Filho também pediu que a Polícia Federal (PF) investigue as denúncias publicadas na edição desta semana da revista “Veja” de que um integrante do Palácio do Planalto teria recebido, na embaixada de Cuba, um CD “com informações sobre Yoani.

Nesta segunda, por meio de sua assessoria de comunicação, a Secretaria Geral da Presidência da República admitiu que o servidor Ricardo Poppi Martins, coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da pasta, recebeu o material de diplomatas cubanos.

A Secretaria, no entanto, assegurou que o funcionário “não fez qualquer uso” do CD. A pasta não informou o que estava gravado na mídia eletrônico.


Encontrou algum erro? Entre em contato