Nacional

Dilma diz que há previsões 'equivocadas' sobre economia

Presidente discursou em ato para comemorar os 10 anos do PT no poder. 'É preciso mais seriedade no manejo de informações que repercutem', disse
Por Do G1, em Brasília e em São Paulo 21/02/2013 - 06:38

ACESSIBILIDADE

Dilma diz que há previsões 'equivocadas' sobre economia

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (20) que há previsão “equivocada e tendenciosa” em relação à capacidade do país em aumentar o ritmo de crescimento da economia. Ela discursou durante ato em comemoração aos 10 anos do PT no governo, em São Paulo.

Dilma falava sobre as especulações recentes em torno da redução do custo da energia elétrica. Setores da economia e também da política chegaram a afirmar que o corte prometido pelo governo não seria efetivado. “É preciso mais seriedade no manejo de informações que repercutem diretamente na vida das pessoas”, afirmou.

“O mesmo tipo de previsão equivocada e tendenciosa começa agora a se repetira em relação à capacidade do Brasil em aumentar seu ritmo de crescimento e de manter a estabilidade economia. Repito: nosso fundamentos estão cada vez mais sólidos. O nosso governo enfrentou com competência uma das maiores crises internacionais da historia. Está mais do que preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, discursou.

Nesta quarta-feira, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador que busca antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou crescimento de 1,64% no ano passado.

A presidente criticou as pessoas que duvidam “da nossa capacidade de garantir a estabilidade macroeconômica do país”, a qual afirmou ser um compromisso “inegociável”. “Os que apostarem no contrário amargaram sérios prejuízos financeiros ou políticos”, declarou.

De acordo com a presidente, os pilares da economia brasileira são o bem estar do povo, a diminuição da desigualdade, o aumento do emprego e dos salários. Ela criticou governos anteriores ao PT, durante os quais, disse, se “contemplava” a miséria.

“O Brasil tem mostrado ao mundo que os pilares econômicos e sociais não são incompatíveis. Essa é uma das grandes conquistas dessa década, termos provado isso contra décadas e décadas em que havia um preconceito: ou se crescia ou se contemplada impassivelmente a miséria do povo”, afirmou.

Dilma destacou medidas tomadas em seu governo que, segundo ela, “destravaram” a economia: desoneração da folha de pagamento, corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concessão de obras de infraestrutura, controle da inflação, aumento do salário mínimo, diminuição da taxa de juros, elevação das reservas internacionais e ampliação dos gastos sociais.

“Soubemos tomar medidas poderosas para destravar nossa economia, modernizar nossa infraestrutura, diminuir nossos custos de produção e aumentar a competividade do nosso parque produtivo. E isso sem descuidar nem um só minutos da estabilidade macroeconomia”, afirmou.


Encontrou algum erro? Entre em contato