Nacional

Dilma diz que Equador optou por 'justiça social' ao reeleger Correa

Rafael Correa foi reeleito pela segunda vez presidente do Equador com 57% dos votos, o que lhe garantiu a vitória no primeiro turno
Por Do G1, em Brasília 19/02/2013 - 07:00

ACESSIBILIDADE

Dilma diz que Equador optou por 'justiça social' ao reeleger Correa

A presidente Dilma Rousseff telefonou na noite desta segunda-feira (18) ao presidente reeleito do Equador, Rafael Correa, para parabenizá-lo pela vitória no pleito do último domingo (17). Ela afirmou que a eleição “demonstra clara opção do país pelo desenvolvimento com justiça social”, segundo relatou assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Rafael Correa foi reeleito pela segunda vez presidente do Equador com 57% dos votos, o que lhe garantiu a vitória no primeiro turno. Ele está no poder desde 2007 e terá mandato de mais quatro anos. Em segundo lugar ficou Guillermo Lasso, que obteve 21% dos votos.

Dilma telefonou para Correa às 19h30 desta segunda-feira, segundo assessoria, e conversou por cerca de 10 minutos com o equatoriano. Ela afirmou que a reeleição representa “não apenas uma vitória para a democracia do Equador, mas para toda a região”, relatou assessoria.

Rafael Correa agradeceu o telefonema e disse estar pronto para “desenvolver ainda mais os laços entre os dois países”. Ele também convidou a presidente a visitar seu país, convite que foi aceito, de acordo com assessoria. A data da viagem, contudo, ainda não foi marcada.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, também telefonou nesta segunda ao equatoriano, segundo informou assessoria do Itamaraty por meio de nota. O chanceler reafirmou a “disposição brasileira em intensificar as relações Brasil-Equador”, de acordo com a pasta, e desejou “pleno êxito” no novo mandato.

Antes da hora, Rafael Correa comemora reeleição ao lado da família no palácio presidencial, em Quito (Foto: Rodrigo Buendia/AFP)

Rafael Correa comemora reeleição ao lado da família no palácio presidencial, em Quito (Foto: Rodrigo Buendia/AFP)


Encontrou algum erro? Entre em contato