Nacional

Senador pede explicação de ministros sobre blogueira cubana

Tucano Alvaro Dias requer convocação de Patriota e Gilberto Carvalho. Revista apontou plano de espionagem e desmoralização de Yoani Sanchez
Por Do G1, em Brasília 19/02/2013 - 06:45

ACESSIBILIDADE

Senador pede explicação de ministros sobre blogueira cubana

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou requerimento na Mesa do Senado nesta segunda-feira (18) pedindo a convocação dos ministros da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e a formulação de um convite ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez.

O parlamentar tucano quer esclarecimentos dos três em relação a reportagem da edição deste final de semana da revista "Veja", segundo a qual o governo cubano elaborou um um plano para espionar e desqualificar a blogueira Yoani Sanchez durante a visita dela ao Brasil. De acordo com a revista, um assessor do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) teria participado da elaboração do plano.

Se o plenário do Senado aprovar o requerimento, os ministros serão obrigados a comparecer.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou que o requerimento teria de ser aprovado pela Mesa do Senado. A informação foi corrigida às 18h10.)

No caso do embaixador, por se tratar de convite, o comparecimento não é obrigatório.

“Diante dos fatos acima relatados é que proponho que o senhor Gilberto Carvalhocompareça ao Senado Federal, para prestar os devidos esclarecimentos sobre o plano de espionagem montado pelo governo cubano no Brasil, bem como a participação do embaixador cubano, do Partido dos Trabalhadores e de servidores da Presidência da República no referido esquema”, diz o texto do pedido de Álvaro Dias em que o senador pede a presença do ministro no Senado.

A Secretaria Geral da Presidência divulgou nota no último sábado em que afirmou que designou o assessor para participar de um um seminário em Havana e que, em 6 de fevereiro, ele esteve na Embaixada da Cuba para obter o visto de entrada no país.

"A Secretaria-Geral ressalta que não tratou, nem autorizou nenhum servidor a tratar, da visita da cubana Yoani Sánches ao Brasil. A Secretaria-Geral não foi informada de reunião na embaixada cubana nos termos relatados pela revista. A suposta participação do servidor Ricardo Augusto Poppi Martins será devidamente apurada quando de seu retorno ao Brasil", diz o texto da nota.

Yoani Sanchez é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro. Ela conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para viagens de cidadãos do país ao exterior. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro. O Brasil é a primeira escala da blogueira.


Encontrou algum erro? Entre em contato