Nacional

Renan Calheiros diz que vai sentir 'disposição dos líderes' para votar Orçamento

Líderes partidários se reunirão nesta terça (5) para definir votação. Oposição quer atrelar votação dos vetos presidenciais ao Orçamento
Por Do G1, em Brasília 05/02/2013 - 11:41

ACESSIBILIDADE

Renan Calheiros diz que vai sentir 'disposição dos líderes' para votar Orçamento

O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou ao chegar ao Senado na manhã desta terça-feira (5) que irá sentir a "disposição dos líderes" para confirmar a votação do projeto do Orçamento da União 2013.

Acordo firmado entre os líderes no final do ano prevê que a votação seja realizada nesta terça-feira. Na segunda, durante a abertura do ano Legislativo, o presidente do Senado chegou a convocar a sessão para apreciação do projeto do Orçamento, mas ainda não há acerto entre os líderes com relação aos vetos presidenciais.

No final do ano passado, devido a falta de acordo, os líderes partidários também decidiram adiar para este ano a votação dos 3.060 vetos. A oposição já ameaça atrelar a votação do Orçamento à apreciação dos vetos.

Entre os vetos que precisam ser apreciados, está o veto ao artigo 3º da Lei os Royalties, feito pela presidente Dilma Rousseff. O artigo 3º do projeto de lei aprovado no Congresso diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo, mas Dilma vetou.

“No que depender dos nossos esforços, vamos votar hoje [o Orçamento]. Havia um compromisso. Vamos pegar no pulso e sentir a disposição dos líderes”, disse o presidente do Senado.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse na segunda que o governo espera pela votação do Orçamento nesta terça.

"Se esta votação não ocorrer, vamos acabar ficando mais um mês sem o Orçamento porque nós temos o carnaval. Então, é algo muito importante que nós tenhamos o cumprimento do acordo [firmado entre os líderes partidários] para que  possamos fazer a votação amanhã [nesta terça]. Eu acredito que deveremos honrar as palavras dadas para a votação do orçamento”, disse a ministra.

Líderes partidários vão se reunir durante esta terça para decidir sobre a votação do Orçamento.


Encontrou algum erro? Entre em contato