Eleições

Alagoas registra casos de compra de votos na capital e no interior

As eleições municipais de 2012, que ocorreram no domingo(7), levou às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos
Por Terra 09/10/2012 - 08:01

ACESSIBILIDADE

Alagoas registra casos de compra de votos na capital e no interior

Acusado de crime eleitoral, o ex-deputado estadual Marçal Fortes foi preso no conjunto Freitas Neto, no complexo Benedito Bentes, em Maceió. Com ele, R$ 850 e uma lista de leitores. Marçal é irmão do vereador e candidato à reeleição Théo Fortes (PP). Outro caso aconteceu no conjunto Selma Bandeira, na parte alta da capital, onde foi preso um líder comunitário conhecido como "Marcão". Ele estava com adesivos, santinhos e quatro cadernos com locais de votação dos eleitores. No interior, também há casos de prisão por comprar votos.

O delegado Rodrigo Cavalcanti, titular da regional da cidade de Delmiro Gouveia, prendeu o candidato a vereador por Olho D'Água do Casado, Edvaldo Lopes da Silva (PP), 53 anos, conhecido por "Valdinho" e seu filho José de Assis Lopes Silva, 30. Eles foram flagrados fazendo transporte irregular de eleitores usando um carro particular. Durante a semana, 36 exames de saúde haviam sido apreendidos nas mãos de um cabo eleitoral de "Valdinho".

Na cidade de Delmiro Gouveia, após denúncia do sargento da Polícia Militar conhecido como Rolemberg, que também é candidato a vereador no sertão de Alagoas, a Polícia Civil autuou em flagrante uma mulher identificada como Maria Joyce Barbosa Delgado, 27 anos, por crime eleitoral.

Joyce foi abordada por policiais militares na Rua Adolfo Santos, no bairro do Campo Grande, em Delmiro. Ela possuía cadastro de eleitores e uma quantia em dinheiro. O material seria usado para a compra de votos. Segundo Rodrigo Cavancanti, titular da Delegacia Regional de Delmiro, Joyce trabalharia para um candidato a vereador de nome não revelado.

Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorreram no domingo(7), levou às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação aconteceu em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não tiveram eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores tiverão a disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.


Encontrou algum erro? Entre em contato