Investimento

Banco Mundial inicia nova missão em Alagoas para discutir liberação de recursos

Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva é coordenado pela Seplande e envolve diversas secretarias
Por Agência Alagoas 09/10/2012 - 07:06

ACESSIBILIDADE

Banco Mundial inicia nova missão em Alagoas para discutir liberação de recursos

Secretarias e órgãos do Governo do Estado inseridos no Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (Prepi) participaram, nesta segunda-feira (8), da abertura de mais uma visita técnica do Banco Mundial (Bird) a Alagoas. O início da agenda, que se estende até o próximo dia 17 de outubro, ocorreu na sede da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e contou com a presença de secretários, técnicos do Governo e do coordenador do projeto por parte do Banco Mundial, Gastón Blanco.

 

As ações que fazem parte do Prepi serão executadas com a formalização do empréstimo que o Estado negocia junto ao Banco na ordem de US$ 150 milhões. O projeto envolve oito órgãos do Executivo e conta com quatro componentes: redução da exclusão, proteção contra a vulnerabilidade e garantia dos direitos à renda, educação e saúde; promoção da inclusão produtiva; fortalecimento institucional e administração e monitoramento do projeto.

 

“Todos os gestores desse projeto devem tomar conhecimento do cenário geral. O Prepi não é uma iniciativa simples de ser formalizada. Sendo assim, é nossa obrigação traçar um planejamento preciso, viabilizar os processos requeridos pelo Bird, bem como fazer um acompanhamento permanente do que está sendo definido”, declarou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

 

Após as explanações iniciais e a apresentação dos participantes, o coordenador do Prepi pelo Governo do Estado, Carlos Eduardo Soares, que faz parte da Unidade Gestora de Recursos Financeiros da Seplande, apresentou um balanço da última missão, apontando os custos das operações, indicadores, a organização financeira do projeto, entre outros.

 

O coordenador também comentou alguns processos que estão em andamento, como a criação de um comitê de licitação do Prepi, que será montado dentro da estrutura da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp).

 

Gastón Blanco explicou o caminho a ser seguido nas atividades dos próximos dias de missão. Haverá a discussão sobre os avanços dos documentos de salvaguardas e das etapas na elaboração do manual de operação do projeto. “Com especialistas do Bird de diversas áreas, vamos finalizar o planejamento e cada componente, as modalidades de gestão financeira e os indicadores”, disse o consultor do Banco Mundial.

 

Ao longo desta e da próxima semana, atividades de planejamento e monitoramento serão realizadas para que o Estado possa finalizar os documentos relevantes a serem entregues à gerência do Bird.


Encontrou algum erro? Entre em contato