Julgamento

Barbosa reclama ao presidente do STF sobre críticas de Marco Aurélio

'Quem esse cara pensa que é?', protestou Barbosa sobre críticas do colega. Marco Aurélio questionou condições de colega para presidir Supremo
Por Do G1, em Brasília 28/09/2012 - 08:52

ACESSIBILIDADE

Barbosa reclama ao presidente do STF sobre críticas de Marco Aurélio

Alvo de críticas de um colega da corte, o revisor do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, procurou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, ao final da sessão desta quinta-feira (27), para reclamar sobre declarações do ministro Marco Aurélio Mello. O magistrado questionou nesta tarde, em duas oportunidades, a futura gestão de Barbosa à frente da Suprema Corte.

"Quem esse cara [Marco Aurélio] pensa que é?", afirmou Barbosa, no meio do plenário, ao chefe do Judiciário.

Na conversa reservada com o relator, Ayres Britto tentou convencer o colega a ignorar as declarações de Marco Aurélio. Minutos depois, questionado sobre o assunto por jornalistas, Barbosa não quis comentar as críticas.

O relator da ação penal assumirá a presidência da Suprema Corte em novembro, com a aposentadoria compulsória do atual presidente do STF. Nesta quarta (26), Barbosa protagonizou um debate tenso com o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski, em meio ao julgamento do mensalão.

Incomodado com o tom usado pelo relator para contrapor o voto de Lewandowski, Marco Aurélio indagou a jornalistas, pouco antes do início da sessão, como Barbosa teria condições de comandar a mais alta corte do país com seu temperamento explosivo.

"Como é que ele (Barbosa) vai coordenar o tribunal? Como vai se relacionar com os demais órgãos e demais poderes. Mas vamos esperar, nada como um dia após o outro", ponderou o ministro.

No intervalo do julgamento, Marco Aurélio voltou a se manifestar sobre o colega. Em conversa com jornalistas, o magistrado usou uma metáfora para externar seu desconforto com Barbosa. "O presidente é um coordenador. Ele é um algodão entre cristais. Não pode ser metal entre cristais", ressaltou.

'Policie sua linguagem'
Na sessão desta quarta-feira (26), em meio a uma das discussões entre Barbosa e Lewandowski, Marco Aurélio interveio para defender o revisor e pediu para o relator : "Policie sua linguagem".

Em outro momento, depois de Barbosa insinuar que o revisor estaria fazendo "vistas grossas" sobre as provas que constam nos autos do processo, Marco Aurélio Mello aparteou, mais uma vez, o relator.

"Estamos num colegiado de alto nível. Temos que respeitar os colegas. O senhor não está respeitando", afirmou.

Nesta quinta, pouco antes do início da sessão, Marco Aurélio fez nova manifestação de apoio ao revisor: "Justiça se faça, ele (Lewandowski) mergulhou no processo. Você pode não concordar, mas que é um trabalho a nível de Supremo, é", disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato