Plano

Governo do Estado garante segurança nas eleições municipais em Alagoas

Plano operacional para o pleito de 7 de outubro foi reconhecido pelo TSE, que aprovou envio de tropas federais para só um município alagoano
Por Agência Alagoas 26/09/2012 - 10:52

ACESSIBILIDADE

Governo do Estado garante segurança nas eleições municipais em Alagoas

O plano de segurança elaborado pelo Governo de Alagoas para as eleições municipais em todo o Estado vai garantir a normalidade no pleito eleitoral de 7 de outubro. O plano terá o emprego das forças policiais locais com o apoio da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

 

Com base no esquema de segurança planejado para as eleições do próximo dia 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o envio de tropas federais para dez municípios alagoanos: Minador do Negrão, Barra de São Miguel, Roteiro, Novo Lino, Jundiá, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia e Pilar.

 

Em todos os casos, o TSE levou em conta o fato de que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Social, apresentou um plano garantindo ter condições de assegurar a normalidade no pleito deste ano. A Corte Eleitoral decidiu aprovar o envio de tropas federais apenas para o município de Boca da Mata.

 

Na reunião ocorrida nesta terça-feira (25) entre os secretários de Segurança Pública e a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Rocha, o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, informou que as requisições de força federal para municípios alagoanos ocorreram antes do reforço no policiamento ostensivo nessas localidades.

 

Durante o pleito eleitoral, o plano de segurança da Polícia Militar e Polícia Civil garantem o emprego da quase totalidade do efetivo na segurança ostensiva e preventiva em todo o Estado. Na PM, haverá reforço com a convocação de policiais que se encontram de férias e de licença especial, ficando de fora da convocação apenas os militares que estão em licença médica.

 

De acordo com o Comando da PM, o plano operacional garantirá o emprego máximo do efetivo policial, que é de 7.500 homens. A exemplo dos últimos pleitos, haverá também a participação do contingente da Força Nacional, além de policiais lotados nas assessorias militares.

 

Na Polícia Civil, o planejamento operacional empregará a maioria do efetivo, formado por 120 delegados e 1.500 agentes. Cada delegacia contará com o trabalho de um delegado, um escrivão e de seis a oito policiais, dependendo do tamanho e da necessidade de cada município.

 

Além das forças de segurança estaduais, a segurança no pleito eleitoral vai mobilizar também contingentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, incluindo o pessoal da área administrativa que vai atuar na apuração de crimes eleitorais. 


Encontrou algum erro? Entre em contato