Mensalão

Decisão de ministros do Supremo adia julgamento de José Dirceu

Tribunal decidiu 'subfatiar' (dividir em mais partes) votações sobre políticos. Análise de acusação contra petistas deve ocorrer na semana da eleição
Por Do G1, em Brasília 20/09/2012 - 08:10

ACESSIBILIDADE

Decisão de ministros do Supremo adia julgamento de José Dirceu

Por orientação do relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá dividir em duas partes a votação do item 6 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que trata dos supostos crimes cometidos por integrantes da base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O tópico contempla denúncias de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

 

Essa decisão vai adiar a apreciação das acusações sobre José Dirceu (ex-chefe da Casa Civil), José Genoino (ex-presidente do PT) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do partido), que deve ocorrer na semana do primeiro turno das eleições municipais.

 

Barbosa sugeriu à corte que os ministros analisem na atual rodada de votação somente as denúncias contra réus de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB. Além de afirmar que o fatiamento do item 6 trará maior “racionalização” à votação, o magistrado disse aos colegas que está fatigado com a leitura do voto.

 

Barbosa já gastou cerca de dez horas em duas sessões para apresentar sua posição sobre os supostos crimes cometidos pela base governista. O relator deve concluir o voto sobre esse tópico na primeira metade da sessão desta quinta-feira (20).

 

Assim que Barbosa concluir sua manifestação, ele irá passar a palavra para o revisor da ação penal, ministro Ricardo Lewandowski.

 

O revisor informou que deve levar, pelo menos, uma sessão e meia para apresentar seu voto. Ao final da manifestação de Lewandowski, abre-se a rodada de votação dos outros oito ministros do STF. A previsão é de que os magistrados concluam essa fase intermediária na próxima quarta-feira (26).

 

Em um segundo momento, os magistrados vão analisar a acusação de corrupção ativa contra os antigos integrantes da cúpula do PT. Com isso, o julgamento de Dirceu, Genoino e Delúbio deve acabar na semana da eleição municipal.

 

Indagado informalmente sobre a coincidência, Joaquim Barbosa disse que o fato de o julgamento coincidir com a eleição "não interessa".


Encontrou algum erro? Entre em contato