Em brasília

Alagoas: governo fortalece parceria com União para reestruturação da Previdência

Ministro Garibaldi Alves afirma ao governador Teotonio Vilela que dará suporte ao Estado para agilizar tramitação de processos de compensação previdenciária
Por Agência Alagoas 13/09/2012 - 13:29

ACESSIBILIDADE

Alagoas: governo fortalece parceria com União para reestruturação da Previdência

O governador Teotonio Vilela discutiu o fortalecimento da Previdência em Alagoas com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, em audiência nesta quarta-feira (12) em Brasília. O Ministério anunciou que dará suporte de pessoal para agilizar a tramitação de processos previdenciários do Governo de Alagoas.

Após o encontro, Teotonio falou sobre a reformulação do AL Previdência. “Estamos reestruturando a Previdência. O Estado já dotou R$ 120 milhões de recursos próprios na Previdência e precisamos muito dessa parceria com o ministério para que a Previdência em Alagoas fique totalmente reestruturada”, explicou o governador.
 
Ficou acertado que dentro do prazo de 30 dias, o INSS apresentará um plano de ação para agilizar o trabalho de análise dos pedidos de compensação previdenciária. “No esforço de reorganizar a Previdência, o governador criou o sistema próprio, e isso trouxe demandas, entre elas, a necessidade de compensação previdenciária. Vamos fazer um esforço no sentido de dar um suporte de pessoal para que tenhamos a indenização que o governo deve a Alagoas pelo fato de o Estado ter pago, durante algum tempo, servidores que deveriam estar sob a égide da União”, explicou o ministro Garibaldi Alves Filho.
 
O governador Teotonio Vilela Filho destacou que o Governo tem trabalhado na reorganização da Previdência. Dos 27.500 inativos de Alagoas, 4 mil já tiveram sua compensação previdenciária resolvida. O governo alagoano quer resolver o mais rapidamente possível a situação de outros nove mil que têm pendências.
 
O secretário da Gestão Pública, Alexandre Lages, informou que atualmente apenas 29 processos vêm sendo finalizados por mês. Para agilizar o trabalho, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, vai pedir à Gerência Executiva de Maceió que analise a disponibilidade de servidores que trabalhem com compensação previdenciária no Estado para que possa ser realizado um esforço concentrado. “Nossa intenção é agrupá-los em um maior número possível para tentar fazer com que a gente tenha uma elevação no número de processos analisados no Estado de Alagoas”, declarou Mauro Hauschild.
Ações 

Encontrou algum erro? Entre em contato