Nacional

Comissão aprova projeto que torna o desvio de verbas crime hediondo

Desvio de recursos destinados à educação e saúde estão previstos no texto. Projeto vai à CCJ e depois pode vir a ser analisado por comissão do Código
Por Do G1, em Brasília 11/09/2012 - 13:39

ACESSIBILIDADE


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira (11) projeto de lei que inclui o desvio de verbas destinadas a programas de educação e saúde no rol dos crimes hediondos. 

O projeto é de autoria do senador Lobão Filho (PMDB-MA) e o relator é o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF).

A proposta altera a Lei 8072/1990, que dispõe sobre os crimes hediondos. O projeto também prevê que os crimes de corrupção previstos na Lei de Licitações também sejam considerados hediondos.

O senador Cristóvão considera a iniciativa positiva e explica que o projeto punirá com rigor os gestores que desviarem recursos da educação ou da saúde. "O gestor que for descoberto desviando dinheiro dessas áres não terá direito ao habbeas corpus", disse.

O projeto agora será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em caráter terminativo, mas por abordar a lei de crimes hediondos, vinculada diretamente ao Código Penal, ainda poderá ser apreciado pela Comissão Especial do Código Penal, caso haja requerimento.

Os crimes hediondos, como homicídio e latrocínio, são inafiançáveis.


Encontrou algum erro? Entre em contato