Eleições

FHC aparece em propaganda de Serra na TV

Tucano cita mensalão em inserção que foi ao ar neste fim de semana. Ex-presidente diz que eleitores não toleram desvio de recursos públicos
Por Do G1, SP 10/09/2012 - 10:43

ACESSIBILIDADE

FHC aparece em propaganda de Serra na TV

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, começou a exibir neste fim de semana inserções com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso manifestando apoio ao tucano. O ex-presidente citou o mensalão durante sua estreia na campanha de Serra.

Na gravação de 15 segundos, Fernando Henrique faz uma referência clara ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) ao dizer que “a Justiça está despertando o Brasil, já condenou réus do mensalão e não poupou os poderosos. São Paulo não aceita quem é tolerante com o desvio de dinheiro público e vai votar em um administrador honesto com história limpa”, diz o ex-presidente no vídeo.

A participação do ex-presidente ocorreu na mesma semana em que ele se envolveu em um debate com a presidente Dilma Rousseff. Na segunda, Dilma divulgou nota para rebater artigo publicado por FHC, no domingo, nos jornais "O Globo" e “O Estado de S. Paulo”, no qual afirma que “a presidenta Dilma Rousseff recebeu uma herança pesada de seu antecessor”.

“É pesada como chumbo a herança desse estilo bombástico de governar que esconde males morais e prejuízos materiais sensíveis para o futuro da Nação”, afirma o ex-presidente.

Em nota, Dilma afirma que foi citada de “modo incorreto” por Fernando Henrique Cardosoxx e diz que recebeu de Lula uma “herança bendita”. “Não recebi um país sob intervenção do FMI [Fundo Monetário Internacional] ou sob ameaça de apagão”, diz a presidente.

Em seu artigo, intitulado “Herança pesada”, FHC fez uma análise sobre o legado deixado por Lula e sobre a atuação de Dilma frente à presidência. Ele chamou de “crise moral” a demissão de oito ministros.

Pesquisa
O Datafolha divulgou, na quarta-feira (5), uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura da capital paulista neste ano. Em comparação à última pesquisa, Russomanno foi de 31% para 35%, Serra, de 22% para 21%, e Haddad, de 14% para 16%.

O Datafolha perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Serra foi o mais citado, com índice de rejeição de 42%. Paulinho da Força e Soninha têm 20% cada um, Haddad, 18%, Russomanno, 12%, e Chalita, 11%. A rejeição dos demais candidatos não foi divulgada.


Encontrou algum erro? Entre em contato