Politica Nacional

Conferência vai discutir desenvolvimento regional em Alagoas

Encontro estadual começa nesta segunda com abordagem de temas estratégicos que visam reduzir desigualdades
Por Agência Alagoas 03/09/2012 - 07:57

ACESSIBILIDADE

Conferência vai discutir desenvolvimento regional em Alagoas

Entre os dias 3 e 5 de setembro será realizada a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Alagoas. A iniciativa está sendo conduzida pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Seplande), em conjunto com o Ministério da Integração Nacional e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A abertura do evento acontece nesta segunda-feira (3), às 15h, no Palácio República dos Palmares.

Reunindo representantes da sociedade civil e do poder público (pesquisadores, gestores públicos, autoridades, entre outros), o evento visa debater temas relacionados ao desenvolvimento estadual e nacional. Os participantes terão a oportunidade de discutir temas estratégicos para a construção de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento que tenham impacto na redução das desigualdades regionais.

“É uma grande oportunidade de discutirmos, em conjunto com a sociedade, grandes temas relacionados ao desenvolvimento local, com base na sustentabilidade e no apoio aos microempreendimentos e aos pequenos negócios, que geralmente têm base familiar”, destaca o secretário de Estado do Planejamento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A conferência será organizada em quatro eixos de discussão, que servirão de base para a construção das diretrizes, são elas: Financiamento do Desenvolvimento Regional; Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e Vetores de Desenvolvimento Regional. Paralelamente a essas ações, estarão sendo realizados eventos que enfocam projetos de desenvolvimento de âmbito local, tais como reunião do conselho deliberativo do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (PAPL) e apresentação do Portal Alagoas Geográfico.

Os facilitadores responsáveis por cada eixo temático explanarão sobre o assunto para os inscritos no painel que, após debaterem sobre os temas em questão, terão que formular dois princípios e cinco diretrizes a respeito de cada assunto abordado. No final da conferência, um total de dez princípios e duas diretrizes serão escolhidas para serem levadas à discussão na conferência nacional, a ser realizada em Brasília.

O principal objetivo dessa Conferência é a promoção do debate em âmbito estadual dos princípios e diretrizes para uma Política Estadual de Desenvolvimento Regional e a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), por intermédio da concertação federativa e social. Os princípios e diretrizes formuladas em Alagoas serão encaminhados à Conferência Macrorregional (Nordeste) e também à Conferência Nacional.

"Teremos a oportunidade de levar ao Governo Federal nossas reais demandas. Acreditamos que a partir de Conferências como essa, estaduais, será possível traçar um perfil das necessidades regionais, o que acarretará, a longo prazo, em menor desigualdade no país" declara a assessora especial da Seplande, Alyne Vieira, uma das coordenadoras da conferência.


Encontrou algum erro? Entre em contato