Saneamento

Alagoas: Governo do Estado inaugura Coletor Tronco de Esgoto de Maceió

Recuperação do antigo sistema amplia índice de cobertura na capital; mais de 250 mil moradores da parte baixa de Maceió serão beneficiados
Por Agência Alagoas 30/08/2012 - 08:17

ACESSIBILIDADE


O Governo do Estado inaugura, nesta quinta-feira (30), às 9h, o Coletor Tronco de Esgoto de Maceió recuperado. A solenidade será realizada na Praça 13 de Maio, no bairro do Poço, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, e do presidente da Casal, Álvaro Menezes. 

A obra de recuperação, substituição e ampliação do antigo sistema de esgoto foi concluída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) em dezembro passado e já beneficia mais de 250 mil moradores dos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Trapiche e Centro.

“Com a finalização da obra, os problemas com o esgoto a céu aberto são reduzidos ainda mais. Por isso, estamos investindo cada vez mais na política de saneamento, com a implantação de mais de 130 km de rede de esgoto em todo o Estado, o que levará mais saúde e qualidade de vida à população”, avalia a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima. 

Composta de três etapas, a obra incluiu um trecho com quase seis quilômetros de extensão de tubos coletores de esgoto. As antigas tubulações, compostas de manilha de cerâmica, foram substituídas por tubos de PVC, material mais durável, mais resistente a corrosões, inclusive aos produtos químicos gerados em esgoto sanitário.

A obra consistiu ainda na recuperação dos tubos de concreto deteriorados ao longo dos últimos 30 anos, que vinham provocando afundamento do solo de algumas regiões da cidade e, consequentemente, causando acidentes nesses locais. Além disso, os tubos coletores foram ampliados, cujos diâmetros passaram de 1.000 mm para 1.400 mm, garantindo, entre outros benefícios, o aumento da capacidade de escoamento do esgoto para o emissário submarino.


Encontrou algum erro? Entre em contato