Eleições

Dilma e Lula priorizarão disputas com PSB para aparição nas campanhas

Além de São Paulo, alvos preferenciais da presença do ex e da presidenta serão Fortaleza, Belo Horizonte e Recife, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada
Por Congresso em Foco 29/08/2012 - 13:21

ACESSIBILIDADE

Dilma e Lula priorizarão disputas com PSB para aparição nas campanhas

Após PSDB, PT quer minar PSB
O ex-presidente Lula recebeu informações de que sua aparição na TV para candidatos a prefeitos aliados já tem surtido efeito, e vai mirar agora capitais onde o PT disputa com o PSB. Sua aparição ajudou Haddad, em São Paulo, e Elmano Freitas, em Fortaleza, mostram os trackings (pesquisas de monitoramento, geralmente diárias, feitas com grupos específicos de pessoas para avaliar as campanhas). Lula e Dilma elegeram Fortaleza, Belo Horizonte e Recife como prioridades para ajudar o PT, contra a ascensão dos candidatos apadrinhados pelo governador Eduardo Campos (PE), potencial candidato ao Planalto em 2014.

Zumbi

O deputado Mario Negromonte (PP-BA) anda magoado ainda com a bancada que o derrubou do Ministério das Cidades. Não apareceu até hoje para o café semanal e reuniões do partido.

Questão de honra
O eixo da campanha presidencial sai da ponte aérea e se muda para Belo Horizonte em dois anos. Os dois esperados principais candidatos, Dilma e Aécio (PSDB), são da cidade.

Pós-campanha
A oposição na CPI do Cachoeira vai pedir acareação entre a ministra Ideli Salvatti e Luiz Pagot, ex-chefão do DNIT, que garantiu ter recebido pedido dela para ajudar com financiadores de campanha.

Pagot pagou
No depoimento de ontem à CPI do Cachoeira, Pagot abriu a boca. Disse que muita gente o procurou para arrecadar recursos. Até o ex-ministro Hélio Costa pediu ao ex-diretor do Dnit dinheiro de empreiteiras. Ele complicou também a ministra Ideli Salvatti, com detalhes. Ela logo depois negou, em nota. Virou guerra de versões.

Efeito Lula
Pesquisa que será divulgada em Fortaleza mostra Moroni Torgan (DEM) na ponta, seguido de Inácio Arruda (PCdoB) e subida de Elmano Ferrer para terceiro, apoiado por Lula na TV. Ele patinava entre 6º e 7º lugares.

A estrela
Outrora só mais um deputado do PT, Marco Maia (RS), alçado à presidência da Câmara, tornou-se a maior estrela do partido na campanha. Já gravou até ontem mais de 800 mensagens para rádio, e começou as de TV.

Papagaio
No estúdio do PT, o candidato de São Luís (MA), Washington, viu Maia, entrou no estúdio e postou-se ao seu lado. O presidente não teve escolha e mandou o recado.

A ponte
A senhora Sueni, citada por Pagot na CPI como a mulher que pediu para que recebesse o tesoureiro do PT na campanha de 2010, era secretária de Dilma Rousseff no comitê.

Jogo de cena
Foi suspensa por falta de acordo a reunião da Comissão do Código Florestal no Congresso. É um jogo de morde e assopra. Ruralistas e ambientalistas quebram o pau nas discussões. Mas jantam juntos, e se abraçam.

Turismo acessível
A Embratur aproveitará os Jogos Paralímpicos para apresentar em Londres as iniciativas aqui do turismo acessível. Ainda vai trazer jornalistas estrangeiros para as cidades pioneiras, Socorro (SP) e Cabo Frio (RJ).

Sósia
O pastor Biligran faz pregação na Baixada Fluminense do Rio. Ao contrário do famoso pastor evangélico norte-americano Billy Graham, ele anda de kombi e exalta parábolas no distrito de Saracuruna, em Duque de Caxias.

Descarrilando
Comitiva do governo do Rio fechou contrato com a Carris de Lisboa para oferecer know- howpara a secretaria de Transportes na reforma do bondinho do Rio. De repente, uma empresa do interior, a TTrans, ganha a licitação.

 

Quase lá
O estádio de Brasília é o mais adiantado para a Copa. Esta semana, os engenheiros concluem o anel da arquibancada.  No final do ano, 90% das obras estarão prontas.

Bobo não é
É disfarce o jeito tímido e submisso ao PT do deputado Odair Cunha (MG), relator da CPI do Cachoeira. Ele é padrinho do presidente da bilionária Funasa.

Ponto Final
“Esperamos que esse julgamento [do mensalão] seja um exemplo para mudar essa correlação da corrupção com a impunidade”
Deputado Bruno Araújo, líder do PSDB na Câmara.


Encontrou algum erro? Entre em contato