Parceria Público-Privada

Alagoas: obras do novo sistema adutor do Agreste começam em setembro

O novo sistema vai beneficiar 10 municípios e acabar com falta de água em Arapiraca
Por Agência Alagoas 29/08/2012 - 10:12

ACESSIBILIDADE


Após a assinatura do contrato, em junho último, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) dá sequência à Parceria Público-Privada (PPP) do Agreste com a liberação da Ordem de Serviço para construção de novo sistema adutor, que vai acabar com a falta de água em Arapiraca e beneficiar outros nove municípios da região, além de atender à Mineração Vale Verde.

Pelo contrato, começam em 1º de setembro as obras do novo sistema e a fase de gestão compartilhada com duração de 90 dias. Durante esse período, haverá integração técnica, ou seja, Casal e CAB trabalharão em conjunto. "Esta etapa é necessária para que o contratado tome conhecimento de todo o sistema da Casal", explicou o gestor do contrato, Tácito Marques, acrescentando que, a partir daí, inicia-se a fase de pré-operação e, posteriormente, a operação plena do sistema.

O novo sistema adutor é composto de captação, adutora, estações elevatórias e estação de tratamento de Água (ETA) situada em Arapiraca. As obras deverão ser concluídas em 18 meses, enquanto que o prazo de contrato da PPP é de 30 anos.

De acordo com o presidente da Casal, Álvaro Menezes, a PPP representa investimento de cerca de R$ 130 milhões. Além da construção do novo sistema adutor, a parceria inclui a recuperação e manutenção das atuais adutoras, bem como serviços comerciais como leitura e entrega de fatura, instalação de hidrômetros, ligação de água, fiscalização de irregularidades, corte e cobrança.

O novo sistema adutor, com capacidade para produzir 1,5 milhão de litros de água por hora, terá captação de água no rio São Francisco, em Traipu, percorrendo 57km até Arapiraca. Os municípios beneficiados são: Arapiraca, São Brás, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci.

A liberação da Ordem de Serviço ocorreu nesta terça-feira (28), na sede da Casal, em ato que contou com a participação do presidente e do vice-presidente de Gestão Operacional da companhia, Álvaro Menezes e Moisés Vieira, respectivamente, além do diretor da CAB Águas do Agreste, empresa vencedora da licitação, Lauro de Menezes, do gestor do contrato da PPP, Tácito Marques, e do gerente da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, Ricardo Ítalo.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato