Em Brasília

Teotonio Vilela discute implantação do programa Juventude Viva

Iniciativa vai trabalhar áreas como educação, saúde e inclusão social, reforçando ações do programa Brasil Mais Seguro no combate à violência
Por Agência Alagoas 29/08/2012 - 08:34

ACESSIBILIDADE

Teotonio Vilela discute implantação do programa Juventude Viva

O governador Teotonio Vilela Filho esteve reunido, nesta terça-feira (28), em Brasília, com a ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e com o secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, para tratar do programa Juventude Viva. O projeto tem como objetivo fortalecer o programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, implementado no Estado como piloto para uma política nacional de Segurança Pública. Também participaram do encontro assessores da Presidência e secretários do Governo de Alagoas.

No encontro, o governador explicou como a iniciativa será implementada. “Sabemos que o pano de fundo da violência é a questão socioeconômica. Metade da população alagoana está abaixo da linha de pobreza. Essas pessoas ficam muito sensíveis às drogas e à violência, e é preciso cuidado, não somente com a ação policial, mas com intenso trabalho social, de educação, saúde, promoção de esportes e de profissionais ligados ao social de forma a incorporar essas pessoas na sociedade, abrir portas para a cidadania”, disse.

Chamado Juventude Viva, o plano piloto a ser implantado em Alagoas conta com ações nas áreas de educação, saúde e igualdade racial, entre outras, e vai envolver várias secretarias estaduais e ministérios, como o de Cultura, de maneira integrada. “É um pedido que havia sido feito à presidenta Dilma Rousseff e que agora esta sendo atendido. Alagoas sai com um projeto piloto nesse sentido mais uma vez”, expôs Teotonio Vilela Filho.

Presente à reunião, a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, enalteceu a ação conjunta com o Governo Federal. “A presença federal não é importante apenas na parte do combate à violência, mas principalmente para cuidar das pessoas, dos cidadãos, englobando ações de educação, esporte, cultura, proteção à mulher, à criança e ao adolescente e inclusão do negro”, ressaltou.

O secretário da Defesa Social, Dario Cesar, destacou como as ações voltadas ao desenvolvimento social podem colaborar com o combate a violência. “Ações policiais e ações da Justiça chegam até certa altura. Dali para a frente, é quase impossível avançar mais. Esse plano vem exatamente para enfrentar essa problemática social, no aspecto de promover lazer, esporte, cultura, etc. Isso tudo faz com que consigamos diminuir a violência por meio da prevenção”, afirmou.


Encontrou algum erro? Entre em contato