Na teia do Cachoeira

CPI investiga 18 empresas laranjas de Cachoeira

Caso compareça ao seu depoimento, Cavendish será instado a explicar a atuação das empresas que lavaram dinheiro para a Delta, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada
Por Congresso em Foco 28/08/2012 - 13:55

ACESSIBILIDADE

CPI investiga 18 empresas laranjas de Cachoeira

Lavanderia Delta & Cachoeira
Caso apareça para depor hoje na CPI mista que investiga a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, o dono da Delta Construções, Fernando Cavendish, terá artilharia pesada em cima dele. Senadores descobriram pelo menos 18 empresas que serviram de laranja para a suposta lavagem de dinheiro do esquema do contraventor – muito da verba repassada pela Delta, contratada da maioria das obras do PAC. A grande parte das empresas é de engenharia e terraplanagem. 

Saladão S.A.

Na lista à qual a coluna teve acesso (veja no site da coluna), as empresas vão de construtoras a comércio de pneus. Doze das 18 tiveram o sigilo fiscal quebrado pela CPI.

Bico fechado

Cavendish tentava até ontem à noite, no STF, habeas corpus para não comparecer. Ou pelo menos para garantir o direito de entrar mudo e sair calado, em poucos segundos.

Bom exemplo
Em 2011, 4,5 milhões de turistas passaram pelos 4 km da High Line, o parque suspenso de Nova York, construído ao longo de uma linha de trem desativada.

Chamada para embarque
O Brasil inteiro, com 12,7 milhões de km quadrados, foi visitado em 2011 por 5,4 milhões de estrangeiros, seu recorde. Apenas a Torre Eifel, fechada para reforma e que fica numa área de 1 km quadrado, recebeu ano passado 7 milhões de turistas – a maioria estrangeiros. A Embratur trabalha para melhorar o quadro.

Vergonha
Terra da nossa judoca de ouro, o governo do Piauí merece uma coça. Deu no Diário do Povo: 500 escolas públicas foram fechadas apenas na zona rural do estado. Por falta de verbas e professores. 

Invasão oficial
A cada edição o COI – Comitê Olímpico Internacional – toma mais espaços públicos. Está no contrato com o governo federal: na Rio 2016, os outdoors na região do aeroporto do Galeão só poderão ter anúncios dos patrocinadores oficiais.

Perfis
A ministra Rosa Weber levou meia hora para votar no processo do Mensalão. Luiz Fux arrastava por uma hora e, sob pressão, acelerou para não atrapalhar o lanche da corte.

Indecisos.com
Quatro jovens apartidários criaram o www.repolitica.com.br para orientar eleitores indecisos. Você preenche os dados e o aplicativo sugere candidatos com seu perfil.

Pós-TV

Não é implicância dos petistas a impressão de que José Serra (PSDB) corre risco de não ir ao 2º turno em São Paulo. As novas pesquisas dos partidos, não divulgadas, indicam subida de Haddad (PT), queda do tucano e Russomanno ainda líder.

A conferir
Pelas preliminares, Serra caiu para perto de 22%. Haddad subiu para 13% e Russomanno, apesar do tempo curto na TV, manteve os 30%. Os tucanos vão para cima de Haddad e evitarão ataques ao nome do PRB.

Cerco
Juízes do trabalho protocolam hoje, na Câmara dos Deputados, dois projetos de lei que fecham o cerco a crimes de colarinho branco. As propostas dobram as penas mínimas de crimes de corrupção e contra o sistema tributário.

Adeus, mundo cruel
Na quinta, 23, dois dias após ter os direitos políticos cassados por oito anos, o ex-governador José Arruda (DF) estava sozinho no embarque do Aeroporto JK, lendo e tranquilo. Não se sabe o destino.

Chalita & Dilma
Com a Justiça a seu favor, o candidato do PMDB paulistano, Gabriel Chalita, voltará a usar imagens da presidente Dilma na TV, e do Michel Temer, o vice. E mais vezes. 

Quem conserta?
A transição da Infraero para o consórcio vencedor no Aeroporto de Brasília já gera dúvidas. Uma escada rolante no desembarque não funciona há dois meses.

Ponto final
Coisas do Brasil. A favorita para miss bumbum 2012 é uma transexual


Encontrou algum erro? Entre em contato