Desabafo

Em entrevista a jornal, Lula diz que não crê na existência do mensalão

'The New York Times' publicou reportagem sobre ex-presidente brasileiro. De acordo com jornal, julgamento do escândalo é momento difícil para o PT
Por Do G1, em Brasília 28/08/2012 - 06:20

ACESSIBILIDADE

Em entrevista a jornal, Lula diz que não crê na existência do mensalão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada neste domingo (26) pelo jornal norte-americano “The New York Times”, que não acredita na existência do mensalão.

“Eu não acredito que o mensalão existiu”, disse Lula ao jornal. O ex-presidente, ainda de acordo com a reportagem, alega que o governo petista não tinha necessidade de comprar votos porque já havia garantido apoio da maioria do Congresso por meio de alianças políticas.

Lula, informa o jornal norte-americano, disse que irá respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que começou neste mês o julgamento do mensalão. Segundo o texto, o ex-presidente defende a punição àqueles considerados culpados no processo, mas também o reconhecimento da inocência dos que forem inocentados pela corte.

O NYT descreve o julgamento do mensalão, pelo STF, como um dos mais sérios e difíceis momentos da história de Lula e do PT. Afirma que o escândalo surgiu em 2005 e que a sua análise pelo tribunal apenas em 2012 reflete a “lentidão” da Justiça brasileira.

A reportagem cita denúncia do ministro Gilmar Mendes, do STF, que afirmou ter sido pressionado por Lula a adiar o julgamento do mensalão, durante um encontro em São Paulo.

O texto relata ainda que o ex-presidente “ressurge” na política brasileira e faz campanha para candidatos a prefeito nas maiores cidades brasileiras, depois de enfrentar um tratamento contra câncer de laringe.

2014
O NYT também diz que Lula rejeitou especulações de que a presidente Dilma Rousseff possa desistir de disputar a reeleição em 2014 para dar lugar a ele. “Dilma é minha candidata e, se Deus permitir, ela vai ser reeleita”, disse o ex-presidente, segundo o texto.

De acordo com o jornal, Lula disse que é difícil para qualquer político abandonar a ideia de concorrer em eleições. “Não é um trabalho fácil atuar no papel de ex-presidente”, disse o petista. “Política é a minha paixão”, completou ele, segundo o jornal.


Encontrou algum erro? Entre em contato