PREPARATIVOS

Alagoas: dirigentes de órgãos policiais acertam com TRE segurança nas eleições municipais

Reunião ocorreu na sexta-feira (3) com o presidente do Tribunal, desembargador Olando Manso
Por Agência Alagoas 06/08/2012 - 12:43

ACESSIBILIDADE

Alagoas: dirigentes de órgãos policiais acertam com TRE segurança nas eleições municipais

Dirigentes de órgãos de segurança pública estadual e federal reuniram-se nesta sexta-feira (3) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), desembargador Orlando Manso, com o objetivo de discutir o planejamento de segurança para a eleição municipal de outubro próximo. Participaram do encontro representantes da Defesa Social, polícias Civil e Militar, além da polícia Federal (PF) e a Rodoviária Federal (PRF).

O presidente do TRE abriu a reunião lembrando aos dirigentes das forças de segurança que a autoridade maior durante o pleito é o juiz eleitoral de cada zona ou comarca. Disse ainda que, este ano, tropas federais das Forças Armadas deverão atuar em cinco municípios alagoanos onde a situação de segurança é mais delicada. São eles Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Boca da Mata, Minador do Negrão e Jundiá.

Orlando Manso explicou que, além desses cinco municípios cujos pedidos de tropas federais foram solicitados pelos juízes das comarcas locais, outros três também solicitaram a presença do Exército – Barra de Santo Antônio, Limoeiro de Anadia e Chã Preta. Mas, segundo o desembargador, os pedidos serão indeferidos por terem sido feitos por coligações ou partidos políticos.

Durante o pleito eleitoral, o plano operacional da Polícia Militar e Polícia Civil garantem o emprego de quase todo o efetivo na segurança ostensiva e preventiva em todo o Estado. “O plano estratégico está em fase de elaboração e vai abranger o período pré e pós-eleitoral, para garantir a paz e a tranquilidade durante as eleições municipais”, disse o coordenador de Políticas da Defesa Social, coronel Edmilson Cavalcante – que representou o secretário Dário Cesar.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Dimas Cavalcante, a segurança no período eleitoral será reforçada com a convocação de policiais que se encontram em férias e em licença especial. Apenas os militares que estão afastados por licença médica ficarão de fora da convocação.

“O nosso plano operacional vai garantir o emprego máximo do efetivo policial, que é de 7.500 homens”, afirmou o comandante, acrescentando que, a exemplo dos últimos pleitos, haverá a participação também do contingente da Força Nacional. Policiais lotados nas assessorias militares de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram convocados para reforçar o efetivo da PM.

Pelo planejamento operacional da Polícia Civil, será empregada também a maioria do efetivo formado por 120 delegados e 1.500 agentes. Segundo o delegado geral, Paulo Cerqueira, cada delegacia contará com o trabalho de um delegado, um escrivão e de seis a oito agentes policiais, dependendo do tamanho e da necessidade de cada município.

Na reunião, dirigentes das polícias Federal e Rodoviária Federal informaram ao TRE que durante as eleições de outubro todo o efetivo estará sendo mobilizado, incluindo o pessoal da área administrativa, para atuar na investigação e apuração de crimes eleitorais. O superintendente da PF, Omar Gabriel Haj Mussi, informou ainda que haverá o reforço de equipes de outros estados para atuar em Alagoas.


Encontrou algum erro? Entre em contato