Eleições

MP recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular na internet

Além de telefones, Ministério Público oferece formulário online. Campinas possui juiz responsável só para esses tipos de caso
Por Do G1 Campinas e Região 06/08/2012 - 11:49

ACESSIBILIDADE


A propaganda eleitoral irregular veiculada na internet deve ser denunciada por meio dos canais oferecidos pelo Ministério Público (MP) à população. As opções são umformulário no site do órgão ou os telefones 4003-0278 (capital e regiões metropolitanas) e 0800-8810-278 (demais cidades de São Paulo).

Para informar o MP sobre o problema, a pessoa deve passar os dados do denunciado, como cidade, estado, número, nome, partido, cargo que ele concorre, além do site onde a irregularidade foi encontrada. A notificação pode ser feita sem identificação. O órgão pede ainda uma descrição da situação e uma prova.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) não recebe denúncias de propagandas veiculadas na internet, apenas das divulgações feitas na rua. Para as situações específicas de sites, redes sociais e qualquer outra situação online, o único caminho possível é o MP. Por telefone, o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h.

Regras
As regras sobre o que vale ou não em campanhas online estão listadas naresolução 23.370 de 2012 do Tribunal Superior Eleitoral. Entre as proibições está, por exemplo, a comercialização de listas de emails para envio de spam com publicidade dos candidatos. Nestes casos, ainda que o internauta se sinta lesado pelo recebimento de emails inconvenientes, ele precisa recorrer ao MP para gerar um processo contra o candidato ou legenda.

Em Campinas, o juiz da 1ª Vara da Fazenda de Campinas, Mauro Fukumoto, foi designado pela Justiça Eleitoral para julgar denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais pela internet. Ele é o titular da 379ª Zona Eleitoral, onde correrão estes tipos de processos.


Encontrou algum erro? Entre em contato