Julgamento

Imprensa internacional repercute início do julgamento do mensalão

38 acusados serão julgados a partir das 14h desta quinta em Brasília. Caso é considerado o de maior relevância da história do STF
Por Do G1, em São Paulo 02/08/2012 - 10:28

ACESSIBILIDADE

Imprensa internacional repercute início do julgamento do mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quinta-feira (2) o caso conhecido como o processo do mensalão. A ação penal 470 é considerada a de maior relevância a ser julgada pelo STF em seus 183 anos de história. O julgamento começa às 14h, e a previsão é de que a análise avance pelo mês de setembro. O julgamento repercutiu em jornais internacionais, que trouxeram reportagens anunciando o início do processo.

 

 

 

A amplitude do caso, que colocou no banco dos réus políticos, empresários e servidores, se reflete nos números superlativos do processo: 38 acusados, 50.389 páginas, 234 volumes, 500 apensos (documentos que foram juntados à ação ao longo do tempo) e mais de 600 testemunhas.

 

 

 

O argentino ‘La Nación’ chamou o caso de ‘julgamento do século’ e ressalta o fato de o mensalão ter ocorrido no primeiro mandato do ex-presidente Lula. O texto também aponta que o mensalão foi “um gigantesco esquema de compra de apoio político com fundos públicos, que envolveu vários altos funcionários do Partido dos Trabalhadores (PT) e afetou o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.”

 

 

 

O jornal ‘La Nación’ do Paraguai apresenta uma foto de Lula na reportagem e destaca que entre os réus estão ex-ministros, ex-deputados, empresários e banqueiros. O jornal também aponta que Lula não figura entre os acusados, conseguiu ser reeleito mesmo após o escândalo e sempre negou ter conhecimento do esquema.

 

 

 

O espanhol ‘ABC’ deu destaque para uma foto de Lula e diz que o mensalão é o maior escândalo da história brasileira, sem precedentes. A publicação também aponta que o julgamento deve durar um mês e que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, está entre os acusados.

 

 

 

A agência italiana ‘Ansa’ destaca que o mensalão ocorreu na era Lula e que consistia no pagamento mensal de dinheiro para alguns deputados da oposição para que eles aprovassem projetos. O jornal também destaca que José Dirceu é um dos acusados.


Encontrou algum erro? Entre em contato