Metas

Educação apresenta projetos estruturantes de Alagoas ao MEC

Reunião contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário Adriano Soares
Por Agência Alagoas 30/07/2012 - 14:11

ACESSIBILIDADE


Os projetos estruturantes para a Educação em Alagoas foram apresentados ao Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (27), em reunião no Palácio República dos Palmares. O encontro contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho; do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soare, e do presidente do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas.

Na ocasião, os técnicos do Governo Federal conheceram os projetos de Alagoas para melhorar a qualidade do ensino aprendizagem na rede pública estadual. Dentre os projetos expostos ao MEC, estiveram as frentes de trabalho estabelecidas no programa Alagoas tem Pressa – medidas para a ampliação da cobertura do Ensino Médio; correção de fluxo no Ensino Fundamental; expansão do atendimento a alunos deficientes, dentre outras.

Também foram apresentados a modernização da administração educacional por meio do Sistema Alagoano de Gestão Escolar (Sageal) e os investimentos que serão realizados na informatização das escolas e virtualização do processo de gestão escolar, emissão de documentos e acompanhamento da vida escolar em tempo real.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte apresentou ainda os últimos dados acerca das obras de escolas dentro do Programa da Reconstrução. Até agora, foram concluídas 21 unidades de ensino de seis salas em Rio Largo, Atalaia, Cajueiro, Capela, Matriz do Camaragibe, Branquinha, Murici, Quebrangulo, São José da Lage, União dos Palmares e Viçosa. Outras 13 unidades aguardam liberação de terreno pelos municípios e mais 20 escolas de 12 salas estão em fase de licitação.

Valorização

O secretário Adriano Soares destacou a preocupação da secretaria com a valorização dos servidores do órgão. Além dos investimentos que serão empreendidos na qualificação dos professores, ele ressaltou o projeto de reformulação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da pasta, que reúne magistério e administrativo em um único marco legal e, dentre outras vantagens, propõe a redução do tempo de progressão, incentivo à formação e melhorias na remuneração do servidor.

“Com esse novo PCC, estamos trabalhando para o resgate da autoestima do nosso servidor, estimulando-a dar continuidade à qualificação profissional até a sua aposentadoria. Nosso objetivo é encaminhar este documento para a apreciação da Assembleia Legislativa até o próximo mês”, adiantou o secretário.

O governador Teotônio Vilela Filho garantiu o empenho e compromisso do Estado com a melhoria dos seus índices educacionais. O presidente do FNDE, José Carlos Freitas, elogiou os projetos de Alagoas para a educação e assegurou apoio do ministério para as ações que serão empreendidas pela SEE. Uma nova reunião, com presença do secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, está prevista para o dia 17.


Encontrou algum erro? Entre em contato