Nacional

Supersimples faz 5 anos e atinge 6,5 milhões de adesões, diz Dilma

Programa contempla microempreendedores e micro e pequenas empresas
Por Do G1, em São Paulo 30/07/2012 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Supersimples faz 5 anos e atinge 6,5 milhões de adesões, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (30), durante seu programa de rádio "Café com a presidenta", que 6,5 milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) já aderiram ao programa de tributação Supersimples, que completou 5 anos neste mês.

Segundo a presidente, o Supersimples "simplifica a burocracia e diminui a carga de impostos, reduzindo custos e facilitando a formalização". As micro e pequenas empresas que estão no programa são responsáveis por um em cada quatro empregos com carteira assinada no Brasil e já são 2,2 milhões os microempreendedores individuais, afirma.

Dilma lembra aos inscritos no MEI que é preciso pagar uma contribuição mensal ao INSS, que é de 5% do salário mínimo e R$ 1 para quem trabalha com o comércio ou com a indústria e R$ 5 para prestadores de serviços. As duas cobranças vêm no mesmo boleto.

Entre os direitos assegurados pelo Supersimples estão, segundo a presidente, a "Licença Maternidade, a aposentadoria por idade, o Auxílio Doença (...), o de emitir nota fiscal e de ter acesso ao crédito mais barato."


Encontrou algum erro? Entre em contato