Segurança

Teotonio Vilela apresenta resultados de um mês do Brasil Mais Seguro

Governador e secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, concederam coletiva nesta sexta-feira (27); pacto pela redução dos crimes violentos em Alagoas resultou numa queda significativa dos índices de homicídios no Estado
Por Agência Alagoas 30/07/2012 - 08:13

ACESSIBILIDADE

Teotonio Vilela apresenta resultados de um mês do Brasil Mais Seguro

O governador Teotonio Vilela, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, concederam entrevista coletiva, nesta sexta-feira (27), para apresentar os números alcançados em um mês de execução do Programa Brasil Mais Seguro - Alagoas.

 

O pacto pela redução dos crimes violentos em Alagoas resultou numa queda significativa dos índices de homicídios em Alagoas. No primeiro semestre de 2012, foi de 6,95% o índice de crimes letais. No entanto, somente no mês de julho, com a atuação do plano, o Estado reduziu em 16,39% o número de homicídios em relação ao mesmo mês do ano passado. Um efeito que representa 57% de melhoria na atuação da segurança pública.

 

De acordo com o secretário Dário Cesar, a secretaria traçou o perfil das vítimas com o objetivo de continuar o trabalho focado nas estatísticas. De cada 15 mortes, 14 são vítimas do sexo masculino de idade entre 18 e 22 anos. A cada sete homicídios, seis são por armas de fogo e o período mais violento é entre às 18h e meia noite, sendo a maioria, praticados em via pública.

 

O governador comemorou os índices do primeiro mês. “Isso aumenta muito a nossa responsabilidade. Temos que manter esse ritmo iniciado pelo Brasil Mais Seguro que já virou modelo no País. Precisamos consolidar e dar sustentabilidade às conquistas já feitas”, reforçou.

Na coletiva, Regina Miki disse que o foco é a redução de homicídios e que os resultados em Alagoas são animadores. A secretária agradeceu a participação da sociedade nesse processo por meio do Disque Denúncias. “A sensação de segurança da população aumentou. Triplicou o número de ligações e isso demonstra confiança do trabalho das polícias”, disse. “Encarecidamente eu agradeço a participação da população alagoana que nos ajuda a escrever essa história”, acrescentou. A secretária disse que o monitoramento é feito diariamente por videoconferência.

 

Regina também destacou o fortalecimento da Polícia Judiciária e ressaltou a importância do serviço móvel de instauração de inquéritos que permitiu a atuação “in loco”. “Foram 100% das investigações concluídas com a oitiva no local e 83% dos inquéritos concluídos com autoria conhecida - esse é número de Suiça e não de Brasil”, afirmou Miki.

 

De acordo com o delegado de Homicídios, Gilson Rego, o Tribunal de Justiça cedeu uma viatura diferenciada para atender essa demanda. “É uma espécie de cartório móvel que otimiza a investigação no local. É comprovado que as testemunhas estão mais predispostas a falar no local e na hora que ocorre o crime”, disse Rego.

 

Ainda na entrevista, a secretária fez referência a importância do trabalho inteligente que colhe os dados e direciona os trabalhos de combate ao crime. “Estaremos juntos e debruçados nos números todos os dias”, enfatizou. Para Regina Miki, os resultados almejados pelos governos Estadual e Federal dependem do tempo e das ações. “Precisamos de paciência. Não se capacita, não se diagnostica, nem se investe de um dia para o outro. Tudo demanda tempo e responsabilidade”, observou.

 

De acordo com Teotonio Vilela, mais ações ainda serão apresentadas, como o novo Instituto de Medicina, o Instituto de Criminalística, assim como a aquisição de mais equipamentos para as polícias e Corpo de Bombeiros.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato