Internacional

Dilma inaugura Casa Brasil depois de se encontrar com Blatter em Londres

Casa será representação oficial dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Antes, a presidente teve encontro fora da agenda com presidente da Fifa
Por Do G1, com informações da AFP e da Reuters 27/07/2012 - 07:11

ACESSIBILIDADE

Dilma inaugura Casa Brasil depois de se encontrar com Blatter em Londres

A presidente Dilma Rousseff inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (26), no segundo dia da visita a Londres, a Casa Brasil, que será a representação oficial dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 na capital britânica.

A cerimônia de inauguração da Casa Brasil, situada em um palacete neoclássico de Somerset House, diante do rio Tâmisa, teve a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

Ao sair do encontro, Rogge disse rapidamente que "recebeu todo o apoio" da presidente para a realização da Olimpíada.

A Casa Brasil é um espaço criado pelo Comitê Organizador Rio-2016 para mostrar aos londrinos e aos turistas a cultura, música, culinária e o projeto olímpico do país. O espaço traz uma exposição de arte contemporânea que Dilma qualificou de "encantadora".

Antes das Olimpíadas de 2016, o Brasil organizará a Copa do Mundo de 2014, o que levou Dilma a se reunir durante várias horas nesta quinta-feira com o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter.

Na reunião com o chefe da Fifa, que não estava prevista na agenda até o início da tarde, Dilma ouviu que o Brasil precisa acelerar o ritmo dos preparativos, segundo o próprio dirigente suíço.

"Com certeza falamos sobre os atrasos em algumas das obras, isso não é novo, por sinal, na organização de Copas do Mundo", disse Blatter a jornalistas ao sair da reunião no hotel onde a presidente está hospedada na capital britânica.

"Essa não é a minha primeira Copa do Mundo e tenho certeza que no fim tudo vai estar pronto, mas você tem que colocar um novo ritmo de velocidade de trabalho agora, deve ser maior, ou então não será bom", disse Blatter.

Segundo ele, "em um ano teremos jogos da Copa das Confederações, e a Copa das Confederações não será apenas um ensaio, será uma das grande competições da Fifa, e o Brasil precisa estar pronto".

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que também participou do encontro, afirmou que as obras estão dentro do cronograma estabelecido.

"Pelo nosso calendário e acompanhamento que fazemos do andamento das obras, todas elas estão em dia", disse Aldo. "Não existe essa possibilidade de as obras não serem entregues no prazo."

O próprio Blatter reconheceu ter confiança na preparação, mas disse que "ainda há algumas cidades marcadas em vermelhos, mas o que está vermelho pode virar amarelo e depois verde".

Nesta quinta, a presidente Dilma Rousseff também visitou o Museu de Ciências, em Londres, acompanhada por bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras.


Encontrou algum erro? Entre em contato