Nacional

Dilma passará concessão de aeroporto para Planejamento

Quando surgir novo modelo, novas concessões serão geridas por Mirian Belchior, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada
Por Congresso em Foco 26/07/2012 - 13:10

ACESSIBILIDADE


Planejamento cuidará de concessões de aeroportos
A presidente Dilma Rousseff vai tirar poderes da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil (SAC). As próximas concessões de aeroportos, caso os ministros apresentem novo modelo, serão comandadas pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e por Bernardo Figueiredo, o ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dilma iniciou uma intervenção branca na SAC, ao demitir Cléverson Aroeira, o secretário executivo, embora ele alegue motivos pessoais para sua saída.

Decolando

Guilherme Ramalho, o substituto de Cléverson na SAC, é egresso do Planejamento, homem de confiança de Miriam Belchior, que já começa a se inteirar das concessões.

Bolas da vez

Como adiantou a coluna, Dilma não fará novas concessões sem que o modelo seja modificado. Gustavo do Valle (Infraero) e Marcelo Guaranys (Anac) estão na mira dela.

Vem mais
Por pouco, a presidente não trocou de vez todo o comando das estatais que administram os aeroportos. Mas ela estuda mais intervenções.

Lula x FHC
A disputa paulistana caminha para um duelo inicial nas rádios e TVs entre os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique. O candidato do PT, Fernando Haddad, tem em Lula a esperança de que vai decolar na campanha. Serra tem uma certeza: não pode alardear o apoio de Gilberto Kassab, mas deve se beneficiar da imagem de FH.

Meio a meio
Lula deve aparecer ao lado de Haddad pelas ruas semana que vem. Haddad tem uma dúvida: não sabe se o apoio vai fazer bem ou mal. Segundo as pesquisas, 40% votam em candidato apontado por Lula, outros 40% dizem que não.

Boca livre
Os boêmios de plantão no Recife comemoram um velho costume eleitoral. Até outubro, os comitês de campanha dos candidatos bancam contas de bares e rega bofes a quem se dispuser.

Take off chinês
A Superior Aviation Beijing vai comprar a fabricante de jatos executivos americana Hawker Beechcraft, a do King Air. Trata com sindicatos para manter unidade nos EUA.

Engarrafamento aéreo
Veja como anda quente esse mercado. A canadense Bombardier, do Learjet, anunciou que entregará mais 24 mil (!) jatinhos até 2031. São compras de US$ 382 bilhões.

Futuro
Por causa do baque na mudança da cobrança do ICMS sobre importação, Renato Casagrande, governador do ES, confessa que está segurando recursos e que esse dinheiro poderá ser gasto só em 2014.

Fraco (na rede)
O republicano Mitt Romey, que ameaça destronar Obama nos EUA, não decolou nas redes sociais para a campanha. Seu Twitter ontem contava 827 mil seguidores. Obama, que investiu pesado na rede para vencer em 2008, tem 17,8 milhões.

Efeito dominó
O Planalto vai sofrer depois de prometer o merecido reajuste salarial para os mestres universitários. Funcionários do Banco Central vão paralisar as atividades hoje em Brasília. Ontem, se informaram com a direção sobre quais serviços teriam de manter.

Cumpra-se!
Já está valendo a Lei nº 12.694/12, que estabelece novas regras para segurança pessoal da PF para juízes federais, sedes dos TRFs com detector de metais e implantação da decisão em colegiado para condenações.

Festival
A coluna encontrou numa cidade de Minas um candidato a vereador intitulado Tão Pé no Chão. Porque não acredita em promessas e por andar descalço.

Festival 2
Com o início da campanha, sempre surgem os nomes hiláriantes das urnas. A coluna provoca o leitor e enviar por e-mail os que encontrar.

Ponto Final
O governo tem três estatais (SAC, Infraero e Anac) que cuidam dos aeroportos para que eles continuem ruins…


Encontrou algum erro? Entre em contato