Na teia do Cachoeira

Veja frases dos senadores na sessão que decide cassação de Demóstenes

Sessão que votará sobre mandato registrou presença de 80 senadores. Colegas de Demóstenes tiveram 10 minutos para falar sobre o caso
Por Do G1, em Brasília 11/07/2012 - 12:33

ACESSIBILIDADE

Veja frases dos senadores na sessão que decide cassação de Demóstenes

Na sessão do Senado desta quarta-feira (11) que decidirá sobre a perda ou manutenção do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), diversos senadores subiram à tribuna para discursar sobre o processo por suposta quebra de decoro parlamentar. 

O plenário chegou a registrar a presença de 80 senadores, mas poucos falaram. Veja abaixo frases de destaque nos discursos antes da votação final.

Humberto Costa (PT-PE), relator no Conselho de Ética
"Este hoje é um dia muito difícil para todos nós, e especialmente para mim. O trabalho que desenvolvi nestes últimos meses não gerou nenhum tipo de alegria. Não quis fazer carreira política, de dedo em riste, como sorria em fazer o representado há algum tempo em dizer eu acuso. Produzi um trabalho imparcial, baseado em fatos que são lamentavelmente contundentes."

Pedro Taques (PDT-MT), relator na Comissão de Constituição e Justiça
"Demóstenes adotou comportamento incompatível com o decoro mandato. Ele feriu de morte a dignidade do cargo e a ética que se impõe aos parlamentares."

Mário Couto (PSDB-PA)
"Esta Casa, infelizmente, está desmoralizada. Não sou eu, nação brasileira – repito, nação –, não sou eu que estou falando. O ato de hoje nesta Casa vai ser um ato de moralização, mas é muito pequeno, ele é muito pequeno para se chegar á moralização que havia nesta Casa antigamente".

Ricardo Ferraço (PMDB-ES)
"Senti no meu coração o peso da traição. É claro que devemos perdoar o pecador, mas o pecado não. E o pecado aqui é a quebra do decoro parlamentar. O que está em jogo não é apenas o mandato de um senador, mas a reputação do Senado Federal."

João Capiberibe (PSB-AP)
"É impossível na política sermos ingênuos e no caso é impossível acreditar que uma pessoa conviva tanto tempo com uma pessoa sem saber o que ela faz."

Ana Amélia (PP-RS)
"Mesmo com muita tristeza, devemos trabalhar por um momento de reflexão, de compromisso e coerência."

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), presidente do Conselho de Ética
"O devido processo legal foi cumprido, a ampla defesa e o contraditório, que são princípios inscritos na nossa Constituição, foram obedecidos religiosamente. Não houve preconceitos, não houve discriminação, não houve perseguição, não houve diferenciação de métodos."


Encontrou algum erro? Entre em contato