Nacional

PT e PSB: oficialmente em pé de guerra

O presidente do PT, Rui Falcão, já reclama abertamente dos principais líderes do PSB por causa das diferenças ocorridas nas eleições municipais, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada
Por Congresso em Foco 11/07/2012 - 11:13

ACESSIBILIDADE

PT e PSB: oficialmente em pé de guerra

Guerra PT x PSB agora é oficial
O presidente do PT, Rui Falcão, já afirma explicitamente que o partido abriu guerra contra o PSB. Diz que foi traído pelo PSB em Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Aponta os inimigos: Walfrido dos Mares Guia, em Minas; Eduardo Campos, em Pernambuco, e Ciro Gomes, no Ceará trabalharam para distanciar a legenda dos petistas. Walfrido, por sucumbir às negociações do tucano Aécio Neves. Campos, pelo projeto presidencial de 2018, e Ciro porque perdeu apadrinhado no Banco do Nordeste.Troco

Com potencial nacional, Ciro Gomes foi convencido por Lula em 2010 a tirar sua pré-candidatura para favorecer Dilma Rousseff. Não ganhou nada em troca.

Troco
Com potencial nacional, Ciro Gomes foi convencido por Lula em 2010 a tirar sua pré-candidatura para favorecer Dilma Rousseff. Não ganhou nada em troca.

Na rodinha
De um petista histórico envolvido na campanha de Fernando Haddad em São Paulo: ‘A diferença política entre Gilberto Kassab (PSD) e Eduardo Campos (PSB) é o endereço’.

Brigados
José Dirceu continua sua pregação. Acusa Eduardo Campos de agir exatamente como Aécio Neves, fazendo campanha antecipada para a eleição presidencial.

Gripe equina
Veja o que aconteceu com o tempo estranho de estiagem e frio em Brasília. A gripe não tem feito vítima somente os brasilienses, mas também os cavalos. Pelo menos 50 animais do Regimento de Cavalaria que faz a Guarda Presidencial (criada por Dom Pedro I) manifestaram quadros clínicos de brandos a graves.

Dose dupla
O senador Edison Lobão (PMDB-MA) deixa o Ministério das Minas e Energia e retorna ao Senado até outubro, quando começa a campanha entre os pares para a presidência da Casa. Além de disputar a vaga, a pedido da presidente Dilma, ele quer o governo do Maranhão em 2014.

Jogada
A presidente mostra jeito para política. Tira Lobão de Minas e Energia e coloca lá um nome de sua alçada, não de Sarney. E com Lobão no Senado, afasta pretensão de Renan Calheiros de retomar a presidência e trazer eventual desgaste ao Planalto.

Afinados
O projeto está tão afinado que, a pedido de Lobão, a presidente da Petrobras, Graças Foster, foi a São Luís desmentir que a estatal desistiu da prometida refinaria premium.

Nepotismo
A juíza da 5ª Vara Federal no Piauí suspendeu a nomeação de Lilian Martins para o TCE, onde já tomou posse e vota. Ela é mulher do governador Wilson Martins (PSB).

Sexo e poder
Circula no Congresso, em pen drives, vídeo de 3 minutos de sexo explícito de uma assessora parlamentar de senador do Piauí, com homem não identificado. Há beijos e amassos até em cima de mesa. Não há como identificar o local.

De casa
O senador Jaime Campos (DEM-MT) só tem olhos para Várzea Grande, onde sua mulher, Lucimar, concorre a prefeita. A cidade é o sétimo colégio eleitoral do estado. Disputa com o prefeito Sebastião dos Reis (PSD).

Vício
As eleições deste ano poderão provar um fenômeno constatado nos registros no TSE: para cobrir a cota partidária para as mulheres, parlamentares escalaram suas esposas para disputar prefeituras e Câmaras Municipais. E elas gostam.

Maré brava
A Ciência e Tecnologia prepara a criação do Instituto Nacional de Oceonografia. Mas interesses regionais abriram guerra. O governo quer sede em Fortaleza e causou ciúme em São Paulo e Rio Grande do Sul, tradicionais pesquisadores.

Tá bom
O governo vive jogo de empurra sobre a questão salarial dos professores. Do ministro Mercadante, do MEC: “Não há compromisso da área econômica” para atender ao pleito.

Propaganda
Tal como outros estados, o governo de Minas não atende à demanda salarial dos professores, mas separou verba alta para publicidade. Serão R$ 95 milhões este ano.

Ponto Final
Fala, Cavendish!


Encontrou algum erro? Entre em contato