Nacional

Comissão da Verdade ouve ex-delegado do Dops

Cláudio Guerra é autor de livro em que detalha bastidores da ditadura. Depoimento começou no meio da manhã e deve durar o dia todo
Por Do G1, em Brasília 25/06/2012 - 15:23

ACESSIBILIDADE


A Comissão da Verdade ouve nesta segunda-feira (25), em Brasília, o depoimento do ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Cláudio Antônio Nogueira Guerra. Ele é autor de livro em que detalha casos de tortura e assassinatos políticos ocorridos durante a ditadura militar. O depoimento começou no meio da manhã e está previsto para durar o dia inteiro. Ao chegar para a audiência, Guerra não quis falar com a imprensa.

No seu livro, "Memórias de uma Guerra Suja", Guerra revela métodos usados pelo regime militar contra os considerados inimigos políticos. Ele conta, por exemplo, que foi responsável por incinerar os corpos de dez presos políticos na fornalha de uma usina na cidade de Campos, no estado do Rio de Janeiro.

Guerra cita também, em seus relatos, uma casa em Petropólis usada pelos militares para aprisionar e torturar presos políticos que ficou conhecida como “Casa da Morte”. Reportagem do jornal ‘O Globo’ desta segunda traz entrevista com o tenente-coronel reformado, Paulo Malhães, em que ele conta que jacarés e uma jiboia eram usadas nas torturas ocorridas na casa. De acordo com Malhães, ele próprio teria capturado os animais na Araguaia, quando foi combater os guerrilheiros.

A secretaria da Comissão da Verdade ainda não confirma, mas indica que há a intenção da comissão de ir ao Rio tomar o depoimento de Malhães.


Encontrou algum erro? Entre em contato