Nacional

Dilma reúne ministros para discutir crise no Paraguai

Os ministros Patriota (Relações Exteriores) e Amorim (Defesa) participaram. O embaixador brasileiro no Paraguai deve ficar em Brasília nesta segunda
Por Do G1, em Brasília 25/06/2012 - 14:09

ACESSIBILIDADE


A presidente Dilma Rousseff chamou em seu gabinete nesta segunda-feira (25) os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa) e o assessor especial para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, para discutir a crise política que afeta o Paraguai e que resultou no impeachment do presidente Fernando Lugo.

A reunião durou menos de uma hora e terminou sem que as assessorias do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores dessem informações sobre o conteúdo da conversa. Nenhum ministro falou com a imprensa.

Antes, a presidente fez um balanço da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ao lado dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Helena Chagas (Comunicação Social) eIzabella Teixeira (Meio Ambiente).

É esperada para esta segunda-feira (25) a chegada do embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo dos Santos, ao Brasil. O Itamaraty, no entanto, não confirmou se o diplomata já está em Brasília.

O Itamaraty anunciou na noite deste sábado (23), por meio de nota, que convocou o embaixador para consultas. A convocação para consulta é um "sinal diplomático de desconforto", segundo assessoria do ministério.

O sinal, no entanto, não é "um passo prévio de retirada", mas dependendo do que o embaixador informar ao governo, ele pode permanecer no Brasil ou retornar ao Paraguai. Não há período mínimo ou máximo de permanência do embaixador.


Encontrou algum erro? Entre em contato