Para não trabalhar

Com São João e Rio+20, Congresso terá semana pouco movimentada

Na Câmara, líderes devem se reunir para definir pauta da semana. Já no Senado, principais comissões não vão funcionar. Nem CPI do Cachoeira terá sessão
Por Congresso em Foco 18/06/2012 - 10:07

ACESSIBILIDADE

Com São João e Rio+20, Congresso terá semana pouco movimentada

A semana no Congresso promete ser pouco movimentada. Com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e os festejos de São João, a expectativa entre os parlamentares é que não ocorra quorum para votar matérias que trancam a pauta da Câmara e do Senado. O chamado “recesso branco” vai forçar os parlamentares a deixarem os principais assuntos para a próxima semana.

Na Câmara, a expectativa é que os líderes se reunam amanhã (19) para definir uma pauta de votações. Duas medidas provisórias trancam a pauta das sessões ordinárias: a 561/12, que altera regras do programa Minha Casa, Minha Vida, e a 562/12, que trata de recursos para a educação. Em sessões extraordinárias, poderão ser votados projetos da área de segurança pública.

Mesmo assim, com a realização da Rio+20 e os festejos de São João, a expectativa de produtividade entre os deputados é baixa. Todas as principais comissões da Casa estão com sessões programadas para a quarta-feira (20). Porém, os parlamentares admitem que votações polêmicas não devem ocorrer. Somente projetos que tiverem acordo entre base e oposição serão analisados.

No Senado, o cenário é mais desolador. Os senadores já assumiram que não terão condições de votar e cancelaram todas as sessões ordinárias no plenário. Até as comissões permanentes não vão funcionar. Com exceções dos colegiados temáticos relacionados à Rio+20 e o Conselho de Ética, a Casa vai funcionar mais para discursos do que para votações e discussões de projetos.

Para garantir o quorum na sessão do Conselho de Ética, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), presidente do órgão, chegou a enviar mensagens de texto pelo celular aos colegas. A expectativa é que os senadores leiam o relatório de Humberto Costa (PT-PE) sobre o processo por quebra de decoro parlamentar do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Ele é acusado de ser o braço político da organização criminosa supostamente chefiada pelo bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar o pedido de Demóstenes para adiar a sessão do Conselho de Ética. A defesa do senador argumenta que o parecer não pode ser lido e votado na mesma sessão. Para os advogados, é preciso observar o prazo de dez dias úteis previsto no Código de Ética do Senado. O relator do mandado de segurança é o ministro José Dias Toffoli.

Até a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira vai dar uma pausa nas suas atividades. Na sexta-feira (15), o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), informou aos colegas que a comissão não terá depoimentos nem sessões administrativas. A justificativa oficial é o afastamento de parlamentares para participar da Rio+ 20, mas a festa de São João também tem peso no chamado “recesso branco” do Congresso.


Encontrou algum erro? Entre em contato