Rastejando misericórdia

Demóstenes pede ao STF suspensão de processo no Conselho de Ética

Senador é suspeito de envolvimento com esquema de Carlinhos Cachoeira. Ele responde no conselho a processo disciplinar que pode levar à cassação
Por Do G1, em Brasília 15/06/2012 - 09:40

ACESSIBILIDADE

Demóstenes pede ao STF suspensão de processo no Conselho de Ética

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) apresentou nesta quinta-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de liminar (decisão provisória) para que seja suspenso o processo disciplinar que tramita no Conselho de Ética do Senado para apurar se ele cometeu quebra de decoro parlamentar.

Ao final do processo, o senador pode ter o mandato cassado. Ele é suspeito de ter usado o mandato para favorecer a organização do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro pela Polícia Federal e apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás. Cachoeira é alvo de uma CPI no Congresso, que investiga suas ligações com políticos e empresários.

No mandado de segurança, os advogados de Demóstenes alegam que o senador teve seu direito de defesa “cerceado” pelo Conselho de Ética do Senado.

colegiado rejeitou pedido do senador para que fosse realizada uma perícia técnica nas provas coletadas pela Polícia Federal que indicariam o envolvimento dele com o bicheiro.

O pedido de liminar será analisado pela ministra Cármen Lúcia, que não tem prazo para responder à demanda do senador.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, argumentou ao Supremo que seu cliente estaria “se defrontando com patente constrangimento ilegal” por parte da presidência do Conselho de Ética e da mesa diretora do Senado.

Além de questionar a rejeição do pedido para analisar as gravações usadas no processo disciplinar, a defesa reclama que não teriam sido observados os prazos previstos no regimento do conselho.

Diante das supostas irregularidades cometidas pelos dirigentes da comissão, Demóstenes requisitou ao Supremo a suspensão do processo no Senado até que o mérito do mandado de segurança seja analisado pelo tribunal.

Os advogados também pedem no documento que o STF autorize a perícia técnica nas provas.

Outro apelo da defesa é para que a sessão desta quarta (13) do Conselho de Ética, que negou o pedido de análise, seja anulada e os prazos para as alegações finais no processo, que expiram nesta sexta-feira (15), sejam reconsiderados.

O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo que investiga Demóstenes Torres no Conselho de Ética deve apresentar o relatório final do caso na próxima semana. O relatório vai indicar qual penalidade poderá ser aplicada ao parlamentar - desde a censura à perda do mandato.


Encontrou algum erro? Entre em contato