Atitudes que fazem a diferença

Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL fará palestras em escolas públicas

Comissão se reunirá nesta quinta-feira (14), às 15h, com o presidente do TRE-AL, desembargador Orlando Manso
Por OAB/AL 14/06/2012 - 11:41

ACESSIBILIDADE

Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL fará palestras em escolas públicas

A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) firmou na manhã de ontem, quarta-feira (13), parceria com a Secretaria Municipal de Educação para levar às escolas municipais palestras educativas sobre a importância do voto e práticas consideradas criminosas nas eleições. Ao ser recebido pelo secretário Arnóbio Cavalcante, que ocupa interinamente pasta da Educação no município, o presidente da Comissão da OAB/AL, advogado José Firmino de Oliveira, solicitou apoio do órgão no agendamento das visitas às escolas municipais.

“O problema da corrupção no País é cultural e por isso que a Comissão da OAB de Alagoas está firmando parceria com a Secretaria Municipal de Educação para contribuir na formação cidadã da criança e do adolescente, fortalecendo a democracia promovendo palestras sobre o voto consciente e o combate à corrupção”, disse José Firmino. O mesmo trabalho também será feito em escolas estaduais.

Arnóbio Cavalcante parabenizou a iniciativa e solicitou, na condição de secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, a participação da OAB/AL no projeto da Prefeitura de Maceió intitulado Mercado Cidadão. “Quero aproveitar a oportunidade para pedir a presença da OAB de Alagoas para também promover palestras sobre corrupção eleitoral para os moradores de rua”, disse.

O encontro, que aconteceu na sede da Semtabes, faz parte das primeiras atividades da Comissão da OAB/AL, visando formar parcerias com objetivo de promover ações conjuntas de combate à corrupção. Também participaram da reunião o vice-presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL, Felipe de Carvalho Cordeiro, e o secretário-geral, João Bequima.

A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral se reuniu anteriormente com o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegado Omar Gabriel Haj Mussi; com o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandez; com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador James Magalhães. Na próxima quinta-feira (14), a Comissão se reunirá com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Orlando Manso, às 15h.

DENÚNCIAS – A Comissão de Combate à Corrupção foi criada em 2008 pela OAB/AL com a finalidade de promover ações de conscientização dos eleitores em relação à importância do voto e no combate às diversas formas de corrupção eleitoral. Além disso, a comissão tem a atribuição de receber denúncias de crime eleitoral e fazer o encaminhamento das mesmas para os órgãos competentes.

As denúncias podem ser feitas na própria sede da OAB/AL em Maceió e no interior do Estado, pelo telefone 2121 3207 e no site da OAB/AL, onde foi disponibilizando um formulário padrão e por onde também podem ser enviados vídeos e imagens que comprovem a prática de crime eleitoral.


Encontrou algum erro? Entre em contato