Façanhas políticas

Teotonio Vilela participa de encontro para definir Plano Nacional de Segurança em Alagoas

Nesta quinta-feira (14), o governador reúne-se com bancada federal alagoana
Por MPE/AL 14/06/2012 - 09:48

ACESSIBILIDADE

Teotonio Vilela participa de encontro para definir Plano Nacional de Segurança em Alagoas

O governador Teotonio Vilela participou, nesta quarta-feira (13), em Brasília, de mais um encontro de trabalho, no Ministério da Justiça, para a construção do Plano Nacional de Segurança, que será lançado em Alagoas. Ele destacou a participação dos Poderes Judiciário e Legislativo, com o Ministério Público, na proposição de soluções para os problemas de segurança pública no Brasil.

“O envolvimento dos poderes Judiciário e Legislativo, junto com o Executivo e o Ministério Público é fundamental para construir um novo modelo de segurança pública que será lançado em Alagoas e servirá de modelo para o Brasil”, afirmou o governador.

Nesta quinta-feira (14), o governador reúne-se com bancada federal alagoana, para discutir o plano que será implantado nos estados, a começar por Alagoas, escolhido pelo Ministério da Justiça como piloto para implantação do modelo de segurança nacional.

O governador lembrou o empenho do Governo de Alagoas no combate à criminalidade, ressaltando que a polícia já esclareceu o crime que vitimou o médico José Alfredo Vasco Tenório, ocorrido em 26 de maio. Os detalhes da investigação serão apresentados nesta quinta (14), às 11h, em entrevista coletiva na sede da Polícia Civil, em Jacarecica.

Presente à reunião no Ministério da Justiça, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, afirmou que o Governo Federal demonstrou que pretende atuar, em conjunto com os estados, para melhorar o perfil da segurança pública no País. “No encontro desta quarta, observei que o Ministério da Justiça está construindo um plano bem estruturado para auxiliar os estados na execução de ações de impacto para a melhoria da segurança em todo o Brasil”, afirmou o desembargador.

Ele disse que o Plano Nacional de Segurança está sendo construído de forma responsável e criteriosa para solucionar os problemas que afetam a segurança. “O plano será lançado em Alagoas, mas é um modelo para o Brasil. Por isso, está sendo coordenado pelo Ministério da Justiça, embasado em critérios técnicos. Na reunião desta quinta, deverão ser definidas ações efetivas para a solução dos problemas da segurança pública”, disse Costa Filho.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, a reunião que ocorreu no Ministério da Justiça foi “extremamente profícua”. Para ele, o engajamento dos órgãos envolvidos com o tema em Alagoas causou boa impressão entre os técnicos da pasta, que demonstraram o grande empenho do Governo Federal para redução dos índices de violência em Alagoas.

“Essa é uma questão de todos: poderes constituídos, Ministério Público e sociedade civil. Juntos, com uma política firme e eficaz de segurança pública e com medidas preventivas, iremos alcançar o tão almejado êxito. Na condição de instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, e como parceiros da sociedade, faremos a nossa parte”, assegurou o procurador-geral.

Também participaram da reunião em Brasília o desembargador José Carlos Malta Marques - eleito novo presidente do Tribunal de Justiça; o procurador-geral do Estado, Marcelo Teixeira; o procurador de Justiça Sérgio Jucá; o deputado federal Givaldo Carimbão e os secretários de Estado Álvaro Machado (Gabinete Civil), Dário Cesar (Defesa Social) e Rui França (Comunicação).


Encontrou algum erro? Entre em contato