Blefe petista

Agnelo afirma à CPI que aceita abrir sigilos bancário, fiscal e telefônico

O anúncio causou alvoroço no plenário da CPI. Diversos parlamentares levantaram-se para aplaudir o governador
Por Do G1, em Brasília 13/06/2012 - 13:11

ACESSIBILIDADE

Agnelo afirma à CPI que aceita abrir sigilos bancário, fiscal e telefônico

O governador do Distrito FederalAgneloQueiroz (PT), anunciou nesta quarta (13) durante o depoimento à CPI do Cachoeira que, embora tenha prestado depoimento na condição de testemunha, colocará à disposição da comissão os sigilos bancário, fiscal e telefônico.

"Sei que compareço como testemunha. Sei que não é usual. Mas coloco à disposiçao da CPI meu sigilo bancário, fiscal e telefônico."

O anúncio causou alvoroço no plenário da CPI. Diversos parlamentares levantaram-se para aplaudir o governador. O presidente da comissão teve de acionar a sineta para pedir silêncio e solicitar que os presentes evitassem manifestações.

"Ouvi alguns dias atrás, de um homem humilde, do povo, o velho adágio popular de quem não deve não teme", declarou o governador.

A atitude contrastou com a do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que depôs na sessão da CPI desta terça (12). No momento em que o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), perguntou a Perillo se ele aceitaria abrir mão do sigilo telefônico,parlamentares de PSDB e DEM protestaram, argumentando que ele era testemunha - e não investigado - e, por isso, não tinha de autorizar a quebra de sigilo.

Marconi Perillo respondeu que não tinha razões para colocar o sigilo à disposição. Segundo o governador, a solicitação da quebra de sigilo caberia à própria comissão ou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"Não cabe a mim decidir sobre abertura de sigilos. Isso cabe à esta CPI e ao STJ", Perillo disse durante a sessão da CPI. O relator Odair Cunha afirmou que pretende colocar em votação na quinta (14) o requerimento de quebra dos sigilos do governador goiano.


Encontrou algum erro? Entre em contato