Negado

Conselho de Ética rejeita pedido de Demóstenes para perícia em áudios

Para Humberto Costa, objetivo é atrasar apresentação de relatório. Advogados do senador avaliam entrar no STF contra decisão do conselho
Por Do G1, em Brasília 05/06/2012 - 13:55

ACESSIBILIDADE


O Conselho de Ética do Senado rejeitou nesta terça-feira (5) pedido feito pela defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) para realizar perícia nos áudios de conversas telefônicas registradas pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, que investiga a quadrilha de jogo ilegal comandada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Demóstenes responde no conselho a processo por quebra de decoro parlamentar. Ele é suspeito de usar o mandato de senador para beneficiar Cachoeira.

O relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), votou contra o requerimento da defesa. Ele alegou que solicitação tinha o objetivo de atrasar a apresentação do relatório e retardar o andamento do processo contra Demóstenes. Isto porque, se fosse deferido o requerimento, Humberto Costa só poderia apresentar o relatório depois que a perícia fosse realizada.

O petista argumentou ainda que os áudios não são elementos indispensáveis à decisão do Conselho de Ética. “O direito à ampla defesa não pode ser confundido com abuso no processo”, afirmou.

Humberto Costa destacou ainda que o conselho fará um “julgamento político” e não uma investigação criminal. “Ainda que os arquivos de áudio fossem considerados úteis ao processo, não haveria cerceamento de defesa, uma vez que a lei dá ao juiz autonomia para indeferir perícias quando elas forem consideradas irrelevantes, desnecessárias ou protelatórias.”

O senador Wellington Dias (PMDB-PI) defendeu a posição do relator. "Se tratando de uma comissão que investiga não o aspecto criminal, mas o aspecto ético, tem fundamento a orientação do relator", disse.

O advogado Marcelo Turbay, que integra a equipe de defesa do senador Demóstenes, argumentou que os áudios apresentam indícios de terem sido editados, mal transcritos e de terem sofrido supressão de diálogos.

Ele afirmou ainda que estuda entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Conselho de Ética. “A manifestação do senador Humberto Costa mostra que ele tem intenção de usar os áudios no relatório. Podemos alegar cerceamento de defesa”, disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato