Piada do dia

Dilma faz homenagem a Lula durante evento no Palácio do Planalto

Ex-presidente é alvo de polêmica envolvendo ministro do STF Gilmar Mendes. Revista disse que Lula pressionou ministro do STF para adiar mensalão
Por Do G1, em Brasília 30/05/2012 - 14:10

ACESSIBILIDADE


A presidente Dilma Rousseff fez uma homenagem nesta quarta-feira (30) ao ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de entrega do 4º Prêmio ODM Brasil, no Palácio do Planalto.

A presidente falava sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
(ODM) quando se referiu a Lula, momento em que foi aplaudida de pé aos gritos de “Olê, olê, olá, Lula, Lula”. “As pessoas, nos lugares certos e nas horas certas, elas podem transformar a realidade”, afirmou Dilma sobre seu antecessor.

Lula está em Brasília nesta quarta, onde profere palestra na noite desta quarta no "Fórum Ministerial de Desenvolvimento", mas não estava presente na cerimônio no Planalto.

“Tenho certeza que faço essa homenagem pelo desempenho do presidente Lula em comprometer o Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres desse país e o seu comprometimento internacional pela luta da erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta, que ele conhecia bem porque são muito parecidas com o Brasil”, declarou a presidente após defender, em discurso, que é possível conciliar preservação e desenvolvimento.

A declaração foi feita em meio a uma disputa entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o ex-presidente. Reportagem da revista "Veja" publicada neste fim de semana relatou encontro entre os dois no qual Lula, segundo a revista, pressionou o ministro com o objetivo de adiar o julgamento do mensalão. Em troca, teria oferecido a Mendes proteção na CPI do Cachoeira, em razão de uma viagem do ministro a Berlim, em companhia do senador Demóstenes Torres. Depois, Mendes confirmou o encontro com Lula e o ex-presidente disse que recebeu a reportagem com "indignação".

Preocupação com a crise
Na manhã desta quarta-feira, antes do início da cerimônia, a assessoria da Presidência disse,por meio de nota, "que são no todo falsas as informações contidas" em reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" sobre as consequências da disputa.

A reportagem do jornal, publicada nesta quarta, diz que Dilma "avalia que a situação é perigosa, tem potencial de estrago que beira a crise institucional nas relações entre Executivo e Judiciário" e que "transmitiu esse recado" em conversa na terça com o presidente do STF, Ayres Britto. O "Estado de S.Paulo" diz que não comentará a nota do Palácio do Planalto.

“A Presidência da República informa que são no todo falsas as informações contidas na reportagem”, informa a nota. “Reiteramos que o conjunto da matéria e, em especial, os comentários atribuídos à presidenta da República citados na reportagem são inteiramente falsos”.


Encontrou algum erro? Entre em contato