Acusador

Gilmar Mendes chama de 'bandidos' os responsáveis de boatos contra ele

Lula teria insinuado que ele poderia ter algo a temer na CPI. Ele entendeu esse comentário como uma pressão para adiar o julgamento do mensalão
Por G1, Bom dia Brasil 30/05/2012 - 10:14

ACESSIBILIDADE

Gilmar Mendes chama de 'bandidos' os responsáveis de boatos contra ele

O ministro do Supremo Tribunal FederalGilmar Mendes, elevou o tom no confronto com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Chamou de gangster, de bandidos os responsáveis pela divulgação de boatos contra ele.

 

Depois de confirmar o teor da reportagem publicada pela revista “Veja” sobre o encontro que teve com o ex-presidente Lula, Gilmar Mendes voltou à carga. Conversou com jornalistas na sede do Superior Tribunal Federal.

 

Somente o áudio da entrevista foi registrado, porque na área onde o ministro falou não é permitida a entrada de câmeras. Gilmar Mendes afirmou estar sendo vítima de bandidos, em uma tentativa de prejudicar o julgamento do mensalão. “A gente está lidando com gangster. Vamos deixar claro: a gente está lidando com bandidos que ficam plantando esse tipo de informações. O objetivo era melar o julgamento do mensalão. Esse era o objetivo: dizer que o Judiciário está envolvido em uma rede de corrupção”, declarou.

 

As informações a que se refere o ministro seriam sobre o uso que ele teria feito de um avião cedido pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira. A suspeita, segundo Gilmar Mendes, foi levantada pelo ex-presidente Lula em encontro no escritório do ex-ministro Nelson Jobim. Lula teria insinuado que ele poderia ter algo a temer na CPI. Gilmar entendeu esse comentário como uma pressão para adiar o julgamento do mensalão.

 

Ele explica o que quis dizer com ‘bandido’: “Gente que está usando esse tipo de informação. É coisa de gangster mesmo”, afirmou. O ministro fala sobre Lula: “Ele recebeu esse tipo de informação. Gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela. Vamos encerrar com isso”, disse. Perguntado se Lula estava passando as informações adiante, Gilmar Mendes diz acreditar que sim: “As notícias que me chegaram era que sim. De que ele era a central de divulgação disso”, comentou.

 

Durante depoimento no Conselho de Ética, o senador Demóstenes Torres falou sobre uma viagem que fez a Berlim com Gilmar Mendes. Demóstenes negou que os dois tenham viajado juntos em um avião cedido pelo bicheiro Carlos Cachoeira. “Nós nos encontramos em Praga. Pegamos um trem, fomos a Berlim e ficamos por algum tempo. Eu vim em um voo e o ministro veio em outro voo”, declarou o senador.

 

Demóstenes admitiu que usou um avião cedido pelo bicheiro na volta, para fazer o trecho São Paulo-Brasília, mas que o ministro não veio com ele. “Eu utilizei o avião, e não o ministro Gilmar Mendes”, afirmou.

 

O ministro Gilmar Mendes divulgou cópia das passagens aéreas de ida e volta, inclusive do trecho São Paulo-Brasília, para mostrar que não viajou em avião do bicheiro.

 

O ministro disse ainda que foi duas vezes a Goiânia a convite de Demóstenes Torres, em um táxi aéreo providenciado pelo senador. Em uma das visitas, em 2010, Gilmar foi acompanhado de outros ministros. Na outra, em 2011, viajou para ser patrono de uma formatura.

 

O ex-presidente Lula não comentou as novas declarações do ministro Gilmar Mendes.


Encontrou algum erro? Entre em contato