No topo

Depoimento de Demóstenes no Conselho de Ética esvazia reuniões de comissões do Senado

Os presidentes das comissões já previam que as atenções dos parlamentares estariam voltadas para os trabalhos do conselho e estabeleceram uma pauta mais leve, sem a votação de matérias consideradas polêmicas
Por Agência Brasil 29/05/2012 - 13:05

ACESSIBILIDADE


O depoimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética do Senado esvaziou os trabalhos das comissões permanentes da Casa previstos para a manhã de hoje (29). Os presidentes das comissões já previam que as atenções dos parlamentares estariam voltadas para os trabalhos do conselho e estabeleceram uma pauta mais leve, sem a votação de matérias consideradas polêmicas.

O parlamentar goiano compareceu ao conselho para se defender das acusações de participar de um suposto esquema de corrupção e de jogos de azar comandado pelo empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está preso desde o dia 29 de fevereiro. Por causa das investigações conduzidas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal (operações Vegas e Monte Carlo), o parlamentar responde a processo que pode resultar na cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.

Com a presença de três senadores e presidida pelo vice-presidente, Edison Lobão Filho (PMDB-MA), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) votou dois requerimentos e um projeto de lei não terminativo, que independe da presença da maioria dos integrantes. Cinco projetos de lei foram retirados de pauta.

“A CAE está dividindo hoje a atenção com o Conselho de Ética por causa do depoimento do senador Demóstenes Torres. Como não temos quórum [número mínimo para votações], eu encerro a reunião”, disse Lobão Filho. A reunião durou menos de 30 minutos.

Na subcomissão que analisa a situação da aviação civil brasileira, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) presidiu os trabalhos praticamente só para ouvir exposições de representantes de entidades vinculadas à manutenção de aeronaves. Assim como o vice-presidente da CAE, o senador tucano reconheceu o esvaziamento da audiência pública devido aos trabalhos do Conselho de Ética.

Outra comissão que teve uma audiência pública com baixa participação de parlamentares foi a de Assuntos Sociais. O encontro, para debater o aumento do número de acidentes com motociclistas, contou apenas com a presença das senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), além de Paulo Davim (PV-RN).


Encontrou algum erro? Entre em contato