Afasta de mim este cálice...

Cachoeira presta depoimento nesta terça à CPI e deve ficar calado

Cachoeira presta depoimento nesta terça à CPI e deve ficar calado
Por Do G1, em Brasília 22/05/2012 - 10:13

ACESSIBILIDADE

Cachoeira presta depoimento nesta terça à CPI e deve ficar calado

O bicheiro Carlinhos Cachoeira presta depoimento nesta terça-feira (22) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a rede de influência do contraventor, que está preso desde o fim de fevereiro e foi acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal.

Cachoeira está detido no presído da Papuda, em Brasília. A Polícia Federal informou que, por questões de segurança, não dará detalhes de como será o trajeto até o Congresso Nacional, onde Cachoeira prestará depoimento. A ida dele à CPI está marcada para as 14h.

A advogada Dora Cavalcanti, que atua na defesa do bicheiro, informou nesta segunda que ele será orientado a permanecer calado, sem responder às perguntas dos integrantes da CPI.

O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), afirmou que preparou mais de 100 perguntas para fazer a ele. Segundo Cunha, o foco será o elo do contraventor com políticos e a construtora Delta.

"Tenho muitas perguntas. Estamos trabalhando há algum tempo nas investigações da organização criminosa e ele é a principal figura. Queremos saber principalmente quais os agentes públicos que ele cooptou e corrompeu, até onde foram os tentáculos dessa organização criminosa", disse.

Ele ressaltou que buscará de Cachoeira informações sobre a extensão do envolvimento da construtora Delta com a quadrilha de jogo ilegal.

O depoimento foi autorizado nesta segunda pelo ministro do Supremo Tribunal FederalCelso de Mello, que havia suspendido a convocação na semana passada.

O deputado comemorou a decisão, contudo, admitiu a possibilidade de Cachoeira ficar em silêncio durante a oitiva.

"Nossa expectativa é de que ele colabore com a CPI. Vamos fazer todas as perguntas. Eu espero que responda. Mas ele não é o único meio necessário para produzirmos prova e investigarmos", destacou o deputado.

Novas convocações
O relator também disse que a fala de Cachoeira poderá abrir caminho para a convocação de autoridades. Na semana passada, os integrantes da CPI encerraram a reunião sem votar requerimentos de convocação dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

Odair Cunha comentou ainda sobre amensagem de celular enviada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) ao governador do Rio de Janeiro na última quinta (17), durante reunião da CPI. Um cinegrafista do SBT registrou a mensagem. Nela Vaccarezza escreveu: "A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe você é nosso e nós somos teu (sic)".

Segundo Odair Cunha, o deputado petista e ex-líder do governo na Câmara não será expulso da comissão pelo partido. Na noite desta segunda, senadores e deputados do PT discutiram o assunto em reunião no Senado. "Ele não vai sair. A bancada está reafirmando o apoio ao Vaccarezza", afirmou Odair Cunha.


Encontrou algum erro? Entre em contato