A lenda continua

Garibaldi fará caravana por reforma da Previdência

O ministro circulará o país em campanha por mudanças no sistema previdenciário, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada
Por Congresso em Foco 14/05/2012 - 10:45

ACESSIBILIDADE

Garibaldi fará caravana por reforma da Previdência

Ministro patrocina caravana por reforma na Previdência 
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), vai bancar uma caravana para a maioria das capitais com uma campanha por uma nova reforma da Previdência. Encampará o discurso pelo fim do Fator Previdenciário, criado pelo governo em 1999 e adotado pelos sucessores como solução para estancar a eventual sangria das contas. Garibaldi escalou o senador Paulo Paim (PT-RS) para ser o megafone da mudança, a fim de pressionar a presidente Dilma Rousseff. “Vamos mostrar que não há déficit na Previdência, que ela é superavitária”, adianta Paulo Paim.

Alternativa

Paim prega a opção 85/95: se aposenta com 100% do benefício todo cidadão cuja soma do tempo de contribuição com a idade atinja 85, para mulheres, e 95 anos, para homens.

Travado
O Fator, hoje, reduz entre 35% e 40% os benefícios no ato da aposentadoria. Paim conseguiu aprovar no Senado o seu fim, mas a Câmara trava a votação desde 2008.

Vazamento federal
Em depoimento na CPI mista do Cachoeira, o delegado Matheus Rodrigues, que chefiou a operação Monte Carlo, revelou que o contraventor criou uma ‘mistura de inteligências de polícias’ no seu esquema, que lhe informavam de operações da polícia goiana e até da Federal. Até a Monte Carlo vazou, mas nem tanto, pelo que se vê.

Às moscas
No ano passado, a Infraero contratou a Delta Construções, sem licitação, para erguer o Terminal 4 do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Segundo a estatal, teria de ser assim senão haveria caos aéreo. Hoje: com terminal vazio, só a Webjet opera no 4.

Check out
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), enviou ofício a várias delegações estrangeiras para saber se houve algum cancelamento de vinda para a Rio+20 por causa de preços abusivos dos hotéis cariocas.

Logo ali
Chegou a Maia relato de que deputados do Parlamento Europeu cancelaram vinda por isso. Se o deputado desse um pulo em qualquer 2 estrelas do Rio, economizaria a carta.

No hangar
Gustavo Vale assumiu a Infraero para profissionalizar a empresa. Criou mais cargos, e as diretorias de Engenharia e Operações continuam nas mãos dos mesmos.

Parceria verde
O Ministério do Meio Ambiente e a Environmental Protection Agency dos
Estados Unidos vão assinar, na Rio+20, acordo de transferência de know-how para
licenciamento de obras de grande impacto, como adiantou a coluna.

Terra de ninguém
O Distrito Federal vive uma onda de invasões de sem-tetos, arruaceiros e vagabundos em terrenos públicos e particulares. O crime, com conivência de políticos que prometem regularização, tem assustado os proprietários.

Bravo, com razão
Anda triste, e com razão, o ex-relator do novo Código de Processo Civil, o ex-deputado Sérgio Barradas, que voltou para a Bahia como suplente. Ele comandava cinco sub-relatores, com trabalho adiantado. A comissão está perdida.

Sir Rebelo
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi tratado pelos anfitriões e pela imprensa britânica como um lord. Todos os jornais pediram entrevistas, e ele as concedeu, separadamente. Faltou a rainha dar o título de Sir Rebelo.

Na mira
Já foi distribuída para relator no Supremo Tribunal Federal a primeira ação contra a eleição da mulher do governador do Piauí para o Conselho do TCE.

Senzala 2.0
A Lei Áurea completa 124 anos neste 2012. E o país ainda parece estar no século retrasado com flagrantes de trabalho escravo. Só trocou o layout da senzala.

Ponto final
Dilma Rousseff, mãe de um casal – PAC e Paula – foi eleita a 2ª mãe mais poderosa do mundo por uma revista americana.


Encontrou algum erro? Entre em contato