Agora não vai dar, bebê...

TJ-DF nega pedido de liberdade a ex-diretor da Delta, diz advogado

Claudio Abreu está preso desde abril, suspeito de formação de quadrilha. Ele é apontado pela PF de intermediar negócios de Carlinhos Cachoeira
Por Do G1, DF 11/05/2012 - 12:41

ACESSIBILIDADE

TJ-DF nega pedido de liberdade a ex-diretor da Delta, diz advogado

O advogado Roberto Pagliuso, que defende o ex-diretor da empresa Delta Construções, Cláudio Abreu, disse ao G1 nesta sexta-feira (11) que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) negou na quinta (10) o pedido de habeas corpus movido em 26 de abril. O advogado afirmou que vai recorrer da decisão.



Cláudio Abreu está preso desde 25 de abril, em Brasília, suspeito de formação de quadrilha e corrupção. Ele foi detido durante a operação Saint-Michel, um desdobramento da operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que resultou na prisão do bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de exploração ilegal de jogos.



O pedido de prisão preventiva contra Abreu foi autorizado pela 5ª Vara Criminal de Brasília.



Roberto Pagliuso afirmou que a prisão do cliente dele é “sem sentido”. “A regra é responder em liberdade. Ele tem cooperado com as investigações e não há motivo para ele estar preso. O fato em apuração ocorreu há um ano”, afirmou.O advogado disse ainda que Claudio Abreu é acusado de ter um suposto interesse no processo de escolha das empresas que operariam o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo do Distrito Federal.

 

Entre as suspeitas da Polícia Federal está a de favorecimento à Delta Construções, empreiteira que mantém diversos contratos com o governo federal.



Cláudio Abreu aparece em diversas gravações com Cachoeira discutindo contratos e benefícios ao grupo do contraventor. O relatório da PF revela ainda que Cachoeira passava informações sigilosas de licitações públicas para o ex-diretor da Delta.



Operação


A Polícia do DF cumpriu em 25 de abril mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Brasília, São Paulo, Anápolis e Goiânia.



Um dos mandados foi cumprido em um anexo do Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal (GDF). Segundo a assessoria do GDF, foi cumprido um mandado de apreensão de documentos relacionado a um servidor exonerado em 2010. Também foram cumpridos mandados no DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal).



Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo revelaram o envolvimento de parlamentares, políticos e empresários com o grupo de Cachoeira. No último dia 24, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), composta por deputados e senadores, foi aberta no Congresso Nacional para investigar o caso.



Em nota divulgada após o surgimento de gravações entre Cachoeira e Cláudio Abreu, a Delta Construções informou na época que afastou Cláudio Abreu e que abriu auditoria no escritório da empresa no Centro-Oeste.



O dono da Delta, Fernando Cavendish, anunciou há cerca de três semanas que iria se afastar do conselho de administração da empresa, juntamente com o diretor Carlos Pacheco. A Delta é a sexta maior empreiteira do Brasil.


Encontrou algum erro? Entre em contato