Mártir

Dilma expressa pesar pela morte de ex-deputado e fundador do PDT

Neiva Moreira, 94 anos, morreu nesta quinta de insuficiência respiratória. Segundo presidente, ele lançou 'raízes do trabalhismo', junto com Brizola
Por Do G1, em Brasília 10/05/2012 - 14:34

ACESSIBILIDADE

Dilma expressa pesar pela morte de ex-deputado e fundador do PDT

A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta quinta-feira (10) nota de pesar pela morte do ex-deputado federal Neiva Moreira, um dos fundadores do PDT, partido ao qual ela já foi filiada antes de ingressar no PT. Moreira morreu às 2h45, aos 94 anos, por insuficiência respiratória.

 

Na nota, a presidente afirma que “a política brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos líderes”. Segundo o texto, Moreira, juntamente com o ex-governador Leonel Brizola (morto em 2004), “lançou raízes do trabalhismo no Brasil e em vários outros países latino-americanos”.

 

Segundo biografia no site do Palácio do Planalto, Dilma ajudou a fundar o PDT em 1979, ao lado do então marido Carlos Araújo. Ela atuou no partido entre 1980 e 1985. A presidente só aderiu ao PT em 2000.

 

“Particularmente, guardarei sempre comigo as boas lembranças de minha convivência com Neiva Moreira”, afirma Dilma na nota de pesar.

 

A presidente lembra que Moreira foi estudioso, ativista e escritor e que “sempre esteve ao lado dos povos oprimidos”.


“Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e após retornar do exílio, ampliou sua trajetória política a partir do seu amado Maranhão”, afirmou na nota de pesar.

 

Veja a íntegra da nota:

"Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pela morte de Neiva Moreira, líder histórico do PDT

A política brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos líderes. Neiva Moreira, fundador do PDT junto com Leonel Brizola, lançou raízes do trabalhismo no Brasil e em vários outros países latino-americanos. Como estudioso, ativista e escritor, sempre esteve ao lado dos povos oprimidos da região. Viveu intensamente a luta pelas liberdades no Brasil, e após retornar do exílio, ampliou sua trajetória política a partir do seu amado Maranhão. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, cumprimento familiares e amigos, neste momento de dor. Particularmente, guardarei sempre comigo as boas lembranças de minha convivência com Neiva Moreira.


Encontrou algum erro? Entre em contato