Paredes com ouvidos

Agaciel Maia confirma conversa com sócio de Carlinhos Cachoeira

Deputado diz ter se colocado 'à disposição', mas 'de acordo com a lei'. Gravação da PF aponta influência do bicheiro em votação na Câmara
Por Do G1, DF 09/05/2012 - 11:19

ACESSIBILIDADE

Agaciel Maia confirma conversa com sócio de Carlinhos Cachoeira

O deputado distrital Agaciel Maia (PTC) confirmou nesta terça-feira (8), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que conversou com José Olímpio de Queiroga, sócio do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que está preso.

O distrital também disse ter se colocado à disposição de Olímpio, mas “de acordo com a lei”. Segundo investigações da Polícia Federal, o dono de máquinas caça-níqueis teria influenciado a votação do texto sobre a abertura de postos de combustíveis em shoppings e supermercados.

“Eu falei para ele: 'eu me coloco à disposição como é de praxe, me coloco à disposição na Câmara Legislativa para o que você precisar, desde que seja de acordo com a lei'”, afirmou o distrital durante discurso no plenário.

Uma emenda aprovada na Câmara Legislativa, que seria do interesse de Cachoeira, determinou que a decisão sobre os postos de combustível só valeria para novos empreendimentos. Em conversa gravada pela PF em 15 de junho, Agaciel diz que votou favorável ao projeto, apesar de ter feito discutrso contrário.

Agaciel: “E eu não votei favorável, rapaz? (...) Eu ainda tirei um voto que era deles: o (deputado) Cristiano Araújo (PTB). (...) Agora, eu fiz aquele discurso, esculhambei com todo mundo e tal, mas votei a favor!”

Olímpio: Ah, eu sei disso. (Risos)

No plenário, Agaciel disse nesta terça que é natural receber ligações durante votação para ser convencido a mudar de posição.

“Se você está votando um projeto aqui em plenário e o sujeito liga e você disser que vai votar contra, o sujeito quer te convencer no telefone 40, 50 minutos a você mudar de opinião. Então, é muito mais natural você dizer ‘não, eu vou votar, eu vou a favor’’, disse o deputado.

Agaciel Maia disse, ainda, que votou a favor do projeto dos postos em supermercados, mas se absteve na emenda. O distrital também afirmou que conhece Olímpio, que é dono de posto de combustível, há muitos anos. 

Cidadão Honorário
Esta foi a primeira vez que o deputado Agaciel Maia se pronunciou desde que o caso veio à tona. Segundo a investigação da Polícia Federal, o parlamentar também ofereceu a Olímpio o título de cidadão honorário de Brasília. O título teria sido recusado porque o "homenageado" preferia que a relação entre eles continuasse discreta, como mostra gravação de 6 de junho de 2011.

Olímpio: Eu acho que não convém pra você, nem pra mim, sabe? Melhor eu ficar quietinho no meu cantinho.
Agaciel: Tá bom, amigo.
Olímpio: Fingindo de morto. Eu agradeço muito, viu? Mas eu acho que pra nós dois. Eu acho que não é bom não, tá?
Agaciel: Tá certo, cara.
Olímpio: A gente tá aí pra proteger um ao outro, né?
Agaciel: Tá bom, irmão.


Encontrou algum erro? Entre em contato