Amigos para sempre

Deputado avisa Cachoeira sobre operação da Polícia Federal

Desde o início da divulgação das gravações, Leréia tem justificado as conversas pela amizade que tem com o contraventor. Ele está sendo investigado pela Corregedoria da Câmara, pela relação com o bicheiro
Por G1, Bom dia Brasil 07/05/2012 - 10:25

ACESSIBILIDADE

Deputado avisa Cachoeira sobre operação da Polícia Federal

Surgiram novas gravações da Polícia Federal envolvendo deputado Carlos Lereia. Na conversa, o deputado alerta o bicheiro Carlinhos Cachoeira sobre uma operação policial. Ele já está sendo investigado pela Corregedoria da Câmara, por causa da relação dele com o bicheiro.

 

Na semana passada, no plenário da Câmara, Carlos Alberto Leréia disse que Cachoeira é um amigo pessoal dele. Esta semana, a CPI começa a ouvir procuradores e delegados que participaram das investigações sobre o grupo do bicheiro: as operações Vegas e Monte Carlo

 

Em agosto do ano passado, a Polícia Federal gravou uma conversa entre o deputado Carlos Alberto Leréia, do PSDB de Goiás, e Carlos Cachoeira. Segundo as investigações, Leréia alerta o contraventor sobre uma operação policial.

Carlos Alberto Leréia: Eu conversei com o rapaz lá. Eu ouvi um zunzunzum, sabe de uma pessoa dessas que participaram dessa operação. Que é amigo dele e alertou. Entendeu? Então, já é a segunda pessoa com a mesma coisa. Então, tem um fundo de verdade mesmo.
Carlos Cachoeira: Mas são diferentes?
Carlos Alberto Leréia: É, mas é gente da mesma origem. Ele conhece bem esse pessoal, inclusive ele ajuda esse povo que foi detido naquela operação. Uma dessas pessoas é que alertou ele.
Carlos Cachoeira: Vou falar com a pessoa certa e te falo. Abraço.

 

Desde o início da divulgação das gravações da Operação Monte Carlo, Leréia tem justificado sua presença nas conversas apenas pela amizade que tem com o contraventor.

 

Mas, em outra conversa, também gravada com autorização da Justiça, Carlinhos Cachoeira pede que Geovani Pereira da Silva, apontado como o contador do grupo, repasse o que seriam R$ 25 mil para o deputado Leréia.

 

Carlos Cachoeira: Os 25 do Leréia você lembra, né?
Geovani: Mandar amanhã?
Carlos Cachoeira: Se você tiver de manhã.
Geovani: Vou arrumar.

 

Semana passada, o deputado protocolou um requerimento pedindo para ser ouvido na CPI.

 

Carlos Alberto Leréia está sendo investigado pela Corregedoria da Câmara e já apresentou sua defesa. O relator do processo na Corregedoria, o deputado Jeronimo Goergen, tem 45 dias para dar o seu parecer. Mas neste domingo (6), por telefone, disse que já está pronto para isso. O deputado Jerônimo não quis adiantar o voto. Afirmou apenas que o comportamento de Leréia não está ajudando na sua defesa.

 

Também por telefone, o deputado Carlos Alberto Leréia disse que o diálogo dele com Carlinhos Cachoeira deve ser analisado em conjunto com outras conversas. Isso comprovaria, disse o deputado, que ele estava pedindo ao bicheiro para checar uma informação de que ele, Leréia, estaria sendo ameaçado de morte.

 

Ainda segundo o parlamentar, a operação que ele menciona na gravação é a Sexto Mandamento, da Polícia Federal, que prendeu policiais militares acusados de fazer parte de um grupo de extermínio.


Encontrou algum erro? Entre em contato